Automobilística
Economize 40% em multas de trânsito? Descubra o segredo aqui!
Veja como condutores podem pagar multas de trânsito com descontos de até 40% preenchendo alguns requisitos simples.
Grande parte dos motoristas brasileiros já receberam alguma multa, sendo que muitas delas podem ter um valor bem alto. Agora, os motoristas do estado de São Paulo podem conseguir um desconto de até 40% no valor cobrado, desde que preencham simples requisitos.
Para conseguir o desconto, o motorista precisa abrir mão de recorrer da cobrança feita, além de realizar o pagamento até a data de vencimento, sem a apresentação de recurso ou defesa prévia. É preciso também fazer parte do Sistema de Notificações Eletrônicas (SNE).
Para participar do SNE, o condutor pode acessar o portal do Senatran ou fazê-lo através do aplicativo Carteira de Trânsito Digital, disponível para iOS e Android.
O desconto maior, de 40%, é concedido aos condutores que façam o pedido do benefício dentro de 30 dias após a notificação. Caso não o faça, ainda é possível conseguir um desconto de 20% ao pagar a cobrança dentro do prazo de validade.
Essa vantagem já estava prevista no novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aprovado em 2021, mas o estado de São Paulo só aderiu ao SNE agora. Inicialmente, as multas que poderão ter o desconto são somente as aplicadas pelo Departamento de Trânsito (Detran).
Conforme informado pelo presidente do Detran, Eduardo Aggio de Sá, o Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP) está atualizando seus sistemas para que possa permitir o desconto também, mas ainda não existe um prazo determinado para isso.
Além desses órgãos, a cidade de São Paulo também deve aderir ao SNE e oferecer o desconto para as multas aplicadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), sendo que as adequações já foram iniciadas, com o apoio do Detran.
O SNE também permite que o proprietário do veículo indique o condutor responsável pela infração, quando cabível, diretamente pelo celular, facilitando muito o dia a dia de quem possui mais de um veículo em seu nome ou compartilha o mesmo veículo com outras pessoas.
Além dos descontos e facilidades aos motoristas, o SNE é beneficial também para o próprio Detran, já que as notificações não serão emitidas por carta, mas sim de maneira eletrônica, como o próprio nome diz.
Assim, “o não envio dessas correspondências deverá proporcionar uma economia de R$ 1 milhão ao mês em postagem nos Correios ao Detran“, disse o presidente do órgão.

-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia23 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei