Economia
Economize na energia! Saiba se você tem direito à tarifa social
Você pode obter desconto de até 65% na conta de luz por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica. Saiba se você está dentro das diretrizes.
Nada melhor do que receber um bom desconto na conta de luz. No entanto, muitas pessoas não sabem que é possível com a ajuda da Tarifa Social de Energia Elétrica. O programa disponibilizado pelo Governo Federal garante desconto de até 65% na conta de energia.
Porém, para ter acesso ao benefício, a pessoa precisa ser cadastrada no CadÚnico e estar dentro de algumas diretrizes do programa. Por isso, fique por dentro para saber se você tem direito.
Quem tem direito a Tarifa Social de Energia Elétrica?
- Indivíduos que possuam alguma deficiência e que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
- Idosos que estejam na faixa-etária dos 65 anos ou mais que recebam o BPC;
- Famílias que possuam seus dados cadastrados no CadÚnico e que ganhem até três salários-mínimos por mês. Além de ter alguém em casa que possua qualquer tipo de deficiência física que exija o uso de aparelhos elétricos e consuma energia;
- Pessoas que tenham uma família que ganhe até meio salário-mínimo e que também estejam inscritas no CadÚnico.
Quem possui o direito, mas não recebe o desconto, precisa verificar os dados do CadÚnico e os atualizar. Em alguns casos, o problema está no endereço errado.
De que forma o desconto é aplicado na conta de luz?
Podemos concordar que a forma de consumo de uma família é diferente de outra. Por isso mesmo, o desconto é aplicado da seguinte maneira: para aqueles que consomem de 0 a 30 quilowhatts/hora, o desconto aplicado é de 65% na conta de luz.
Já para as pessoas que usam de 31 a 100 quilowhats/hora, o valor fica entre 40%. De 101 a 220 quilowhats/hora, o desconto será de apenas 10% e a acima de 221 kWh não há possibilidade de obter desconto.
É válido dizer que as famílias quilombolas e indígenas têm direito a descontos maiores do que as outras. Por isso, é interessante se manter atento as regras e como elas são aplicadas para cada pessoa.

-
Bancos1 dia atrás
O que acontece com as contas bancárias após a morte do titular?
-
Mundo2 dias atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Mundo1 dia atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas
-
Finanças15 horas atrás
Posso deixar toda a herança para um único filho? Entenda as regras
-
Bancos2 dias atrás
Feriadão de abril altera funcionamento dos bancos: veja o que muda
-
Bancos2 dias atrás
Golpe da selfie: como proteger suas finanças de fraudes bancárias
-
Tecnologia1 dia atrás
Aprenda a liberar espaço no WhatsApp sem perder informações valiosas
-
Finanças2 dias atrás
Dividir contas ficou mais fácil: conheça o Boleto Compartilhado do Nubank