Conecte-se conosco

Automobilística

Ela está chegando! Scooter elétrica BYD no ponto de partida

Publicado

em

Conhecida pelos carros elétricos, a montadora BYD vai entrar em breve no segmento de scooters elétricas. A princípio, a participação será de maneira indireta, mas com certeza deve gerar bastante burburinho no setor.

Tudo começou depois que a startup de veículos elétricos de Cingapura, Scorpio Electric, revelou em 2021 o seu primeiro conceito de scooter, a X1. De lá para cá, a ideia deixou o campo do planejamento e parece estar próxima de se tornar realidade, graças a uma parceria com a BYD.

Durante a Conferência Nexus Europe 2023, ocorrida em Madri, na Espanha, a Scorpio Eletric divulgou que já está em fase de conclusão dos protótipos de pré-produção (PPR) da scooter.

Os modelos vão passar por alguns testes adicionais e serão certificados por meio do acordo com a BYD. A X1 segue uma tendência já verificada, especialmente no mercado europeu, que é a predileção por maxi-scooters elétricas. Elas registraram um crescimento significativo de venda nos últimos anos.

Características

Em relação às características da Scorpio X1, ela é similar ao que já existe no mercado. A grande diferença, talvez, seja o motor, um pouco mais potente do que as concorrentes. Ele tem 10 kW e dá cerca de 13 cavalos de potência.

Para efeito de comparação, a scooter da BYD terá uma potência semelhante a de motos a gasolina, de 125 cc e 150 cc. O que conta a favor do modelo é o torque instantâneo dos propulsores elétricos, que darão uma agilidade maior no transporte urbano.

A X1 deve atingir o limite de 105 km/h, o que é considerado ideal e suficiente para um tráfego dentro das cidades.

200 km de autonomia

A bateria dela é de íon-lítio, com 72 volts e 5 kWh. Ela demanda cerca de 3h para atingir a carga de 90%, usando um carregador AC Tipo 2 de 1,5 quilowatts. Com essas características, a bateria tem uma autonomia de 200 km.

A previsão das duas empresas envolvidas, é que a Scorpio X1 seja lançada no mercado em 2024. O protótipo final, no entanto, deve ser divulgado ainda este ano. A intenção é torná-lo público durante o Salão de Motos de Milão, na Itália, que vai acontecer entre 7 e 12 de novembro.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS