Política
Eleitores têm acesso ao e-Título no 2° turno das eleições. Confira a data-limite
TSE bloqueia o aplicativo e volta a disponibilizar as funções para o 2º turno, mas um prazo precisa ser cumprido.
A versão digital do Título de Eleitor tem os mesmos benefícios que o documento impresso, contendo o número da seção e da zona e o cadastro do eleitor. A diferença do documento físico para o documento digital é que no modelo on-line aparece a foto registrada no sistema TSE.
Eleitores brasileiros que não conseguiram utilizar a plataforma virtual para as eleições do último dia 2 já podem ter acesso novamente ao aplicativo. Para quem ficou um pouco perdido, o e-Título não disponibilizou download até a noite de sábado, 1° de outubro, às vésperas das eleições e no domingo, dia da votação, não era possível ingressar no aplicativo pela primeira vez.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a tentativa de emissão estaria bloqueada nessas datas, mas agora já está liberada. Na segunda-feira (3), no dia seguinte à votação, o app foi liberado. No entanto, o aplicativo voltará a ser bloqueado às vésperas do 2º turno da eleição que está marcada para o dia 30 de outubro.
Dados do TSE confirmam que, até agosto deste ano, cerca de 27,9 milhões de pessoas baixaram o Título de Eleitor na versão digital. Este número representa 18% dos mais de 150 milhões de brasileiros que estão aptos a votar nas eleições de 2022. Agora, mais eleitores podem realizar o primeiro acesso ao aplicativo.
Acredita-se que esta é uma forma mais prática para quem sequer sabe onde está o documento e, também, é uma grande inovação do TSE para os brasileiros, já que muitos dos dados já podem ser acessados com facilidade em aplicativos e sites. Agora, até mesmo o cartão de vacina poderá ser visto através da telinha do celular. É a era digital!
Como ter acesso às informações no documento?
O aplicativo e-Título está disponível para aparelhos Android e iOS. Se o aparelho for Android, o aplicativo está disponível no Play Store; se for um dispositivo iOS, o app poderá ser baixado no App Store. Para ter acesso ao documento, será necessário realizar um cadastro com senha.
Na plataforma do e-Título, o eleitor poderá justificar o voto em caso de ausência, pagar multas no TSE, verificar o local de votação, a zona e a seção eleitoral e, claro, poderá ser apresentado ao mesário no dia da votação sem que haja a necessidade de apresentar o documento físico. A versão digital é, simplesmente, uma forma de substituir o documento impresso.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp