Política
Eleitores têm acesso ao e-Título no 2° turno das eleições. Confira a data-limite
TSE bloqueia o aplicativo e volta a disponibilizar as funções para o 2º turno, mas um prazo precisa ser cumprido.
A versão digital do Título de Eleitor tem os mesmos benefícios que o documento impresso, contendo o número da seção e da zona e o cadastro do eleitor. A diferença do documento físico para o documento digital é que no modelo on-line aparece a foto registrada no sistema TSE.
Eleitores brasileiros que não conseguiram utilizar a plataforma virtual para as eleições do último dia 2 já podem ter acesso novamente ao aplicativo. Para quem ficou um pouco perdido, o e-Título não disponibilizou download até a noite de sábado, 1° de outubro, às vésperas das eleições e no domingo, dia da votação, não era possível ingressar no aplicativo pela primeira vez.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a tentativa de emissão estaria bloqueada nessas datas, mas agora já está liberada. Na segunda-feira (3), no dia seguinte à votação, o app foi liberado. No entanto, o aplicativo voltará a ser bloqueado às vésperas do 2º turno da eleição que está marcada para o dia 30 de outubro.
Dados do TSE confirmam que, até agosto deste ano, cerca de 27,9 milhões de pessoas baixaram o Título de Eleitor na versão digital. Este número representa 18% dos mais de 150 milhões de brasileiros que estão aptos a votar nas eleições de 2022. Agora, mais eleitores podem realizar o primeiro acesso ao aplicativo.
Acredita-se que esta é uma forma mais prática para quem sequer sabe onde está o documento e, também, é uma grande inovação do TSE para os brasileiros, já que muitos dos dados já podem ser acessados com facilidade em aplicativos e sites. Agora, até mesmo o cartão de vacina poderá ser visto através da telinha do celular. É a era digital!
Como ter acesso às informações no documento?
O aplicativo e-Título está disponível para aparelhos Android e iOS. Se o aparelho for Android, o aplicativo está disponível no Play Store; se for um dispositivo iOS, o app poderá ser baixado no App Store. Para ter acesso ao documento, será necessário realizar um cadastro com senha.
Na plataforma do e-Título, o eleitor poderá justificar o voto em caso de ausência, pagar multas no TSE, verificar o local de votação, a zona e a seção eleitoral e, claro, poderá ser apresentado ao mesário no dia da votação sem que haja a necessidade de apresentar o documento físico. A versão digital é, simplesmente, uma forma de substituir o documento impresso.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium