Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Eletrobras tem ações remanescentes retiradas de programa de privatização do governo

Decisão consta no DOU.

Publicado

em

A Eletrobras (ELET3; ELET6) teve algumas ações remanescentes retiradas de programa de privatização do governo.

A iniciativa se deu por parte do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e diz respeito ao Programa Nacional de Desestatização.

O movimento se refere aos ativos que ainda estão em posse do governo, ou seja, aquelas que não foram ofertadas a investidores privados.

A decisão foi publicada na edição desta data, do Diário Oficial da União, e o decreto revoga também a qualificação das participações acionárias remanescentes de emissão da Eletrobras do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Na prática, isso significa que o governo deseja manter a posse das ações, que atualmente somam 42% das ações ON da companhia.

Eletrobras (ELET3; ELET6): apagão

Ontem o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, a Chesf, subsidiária da Eletrobras, é responsável pela linha de transmissão que apresentou falhas no Ceará no dia 15.

Ele disse que o problema, que provocou um apagão em várias regiões do país, ocorreu na linha de transmissão Quixadá/Fortaleza, no Ceará.

Também afirmou que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) admitiu o erro e confirmou que houve falha sistêmica. O ministro ainda passou a defender uma investigação da Polícia Federal (PF) sobre o caso.

Situação específica

Segundo o ministro, mais de uma situação específica provocou o apagão. “[Foi] Mais de um [evento] com certeza, agora quantos só o ONS vai dizer. O fato é que esse evento isoladamente não causaria a interrupção tão grave”.

Já o diretor do ONS negou que o problema tenha a ver com alta concentração de energias eólica e solar na região.

Por fim, o ministro de Minas e Energia informou também que o problema já foi solucionado. “Importante dizer que a Chesf e a Eletrobras já disseram que corrigiram a falha da linha de transmissão que iniciou o ponto zero desse episódio, essa correção já foi feita”.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS