Automobilística
Elon Musk quer lançar carros 100% autônomos até o fim do ano
Com prazo apertado para liberação das autoridades, Musk espera que até o Natal carros 100% autônomos estejam em circulação.
Será que teremos uma grande revolução no mercado de automóveis este ano? Se depender da fábrica da Tesla, sim. Em uma conferência da Stavanger, na Noruega, Elon Musk declarou que deseja que a fabricante lance automóveis 100% autônomos até o final de 2022. Segundo ele, até o Natal deste ano ele espera que esse tipo de veículo já esteja à venda.
Para ser um carro autônomo, os veículos utilizam uma plataforma chamada Full Self-Driving, que permite troca de marchas automáticas, estacionamento e locomoção em rodovias de forma automática. Além disso, o sistema permite que o veículo reconheça placas e semáforos.
Porém, as autoridades de regulamentação dos Estados Unidos não estão muito de acordo com essa evolução. O sistema automático está sendo investigado pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário, desde julho, para averiguar se ele apresenta algum defeito.
Já o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, acabou dizendo que as informações da Tesla sobre o programa de assistência eram “inverídicas ou enganosas”.
Outras empresas também passaram a criticar as tecnologias da fabricante, uma delas publicou um vídeo de um carro da marca colidindo com uma manequim em formato de criança. Musk não ficou feliz com a campanha e ameaçou de processo o presidente da empresa.
Toda essa campanha de outras empresas, além do embate com as autoridades, pode atrasar o desejo do bilionário. Além disso, a plataforma autônoma precisa de um controlador habilitado, que servirá para monitorar o veículo. Para isso, seria preciso da aprovação dos órgãos regulatórios dos países onde os veículos seriam lançados. Mas, como o prazo de Musk é muito apertado, vai ficar bem complicado.
E parece que a empresa está investindo pesado para que a plataforma seja finalizada até o final do ano, pois recentemente a Tesla aumentou os custos de produção do software, além disso, ainda anunciou que ficaria mais cara conforme seu aprimoramento.
O futuro do automobilismo
De acordo com Elon Musk, até 2030, a estimativa é que todos os carros rodando devem ser elétricos. Isso porque, desde 2020, o mercado de carros não poluentes vem crescendo muito. Comparando os dados de 2021 em relação ao ano de 2020, foram 6,6 milhões de carros elétricos vendidos a mais.
Na Califórnia, a meta é proibir a venda de veículos de combustão a partir de 2035. Já alguns países da Europa e Ásia encurtam este prazo para 2030. Para Musk, sem o petróleo e o gás neste momento, provavelmente, o mundo “desmoronaria”, mas que em 8 anos muita coisa deve mudar.

-
Loterias2 dias atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Saúde1 dia atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política6 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Economia2 dias atrás
Agora é luxo: 6 itens aos quais a classe média brasileira não tem mais acesso
-
Agronegócio2 dias atrás
Fortuna e beleza: aprenda a decorar sua casa com a planta que atrai prosperidade
-
Finanças2 dias atrás
Ninguém pode cobrar valor mínimo para pagamento em cartão, segundo a lei
-
Empresas2 dias atrás
Restaurante que marcou gerações enfrenta dificuldades e risco de falência
-
Automobilística2 dias atrás
Misturar etanol e gasolina no tanque é seguro? Entenda os impactos no motor