Conecte-se conosco

Economia

Em 2022, novo salário mínimo trará reajustes no PIS/Pasep, BPC e INSS

Valor do salário mínimo é reajustado anualmente e tem impacto em benefícios do INSS e no abono salarial PIS/Pasep.

Publicado

em

13 Salário

A inflação disparada tem feito com que o Ministério da Economia revise suas previsões de reajuste para o salário mínimo do próximo ano. Com base na última previsão da pasta, o piso nacional de 2022 deve chegar a R$ 1.192,40, considerando IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 8,4%.

Leia mais: Detran divulga nomes de motoristas com CNH suspensa; Veja a lista

O objetivo da correção anual é evitar que o trabalhador perca poder de compra. Desde o início do governo de Jair Bolsonaro, o salário mínimo não tem aumento real, apenas cobre a inflação acumulada no ano anterior.

Abono PIS/Pasep, INSS e BPC

A alteração impacta diretamente os benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), bem como o abono salarial PIS/Pasep. O BCP (Benefício de Prestação Continuada), concedido a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, também é afetado.

No caso de benefícios do INSS, como o BPC, o piso está atrelado ao valor do salário mínimo. Sendo assim, o mínimo que um segurado poderá receber a partir do próximo ano será R$ 1.192,40, caso o percentual seja confirmado. Além disso, o valor das contribuições previdenciárias também muda.

Já o abono salarial PIS/Pasep garante até um salário mínimo ao trabalhador, proporcionalmente ao tempo trabalhado no ano-base considerado. A partir do ano que vem, o novo piso nacional será utilizado para calcular o benefício.

Vale destacar que a previsão para o salário mínimo do próximo ano pode sofrer novos reajustes até janeiro de 2022, de acordo com a variação da inflação.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS