Tecnologia
Em criação inovadora, cientistas montam impressora de pele humana usando Lego
Impressora 3D feita de Lego é capaz de entregar pele humana artificial? Essa é a invenção revolucionária de um grupo de cientistas.
Você sabe o que é Lego? Lego é um brinquedo que consiste em peças de plástico que se encaixam entre si, permitindo construir diversos tipos de objetos, como casas, robôs, carros e tudo aquilo que sua imaginação permitir.
A brincadeira com as pecinhas estimula a criatividade, a imaginação e o raciocínio lógico das crianças e dos adultos, que se divertem muito durante o processo de criação.
Grupo de cientistas criam impressora funcional com peças de Lego
E foi exatamente utilizando peças de Lego que um grupo de cientistas criou, recentemente, uma impressora 3D capaz de entregar pele humana artificial. Isso mesmo, a máquina entrega impressões com material biológico que imita a pele humana.
O grupo, formado por biólogos e engenheiros, gastou um total de 500 libras (aproximadamente R$ 3.100) no projeto inovador. A máquina funciona vinculada a um pequeno computador da Lego Mindstorms — linha de brinquedos tecnológicos da Lego.
Quando em operação, a bioimpressora construída com peças Lego, camada a camada, constrói uma pele humana artificial de tamanho real. Explorando o lado biológico da criação tecnológica, os cientistas contam que também é possível que ela produza tipos diferentes de células.
“É uma excelente oportunidade para imitar a pele saudável e doente, olhar para os tratamentos existentes e projetar novas terapias para tratar várias doenças de pele“, conta o grupo de engenheiros e biólogos que se orgulham do projeto que pode ajudar a medicina a evoluir ainda mais.
De onde surgiu a ideia do projeto?
De acordo com os pesquisadores, a ideia do projeto surgiu, principalmente, da escassez quando o assunto é amostra de tecido humano. Além de ser um material limitado, que vem de tecidos retirados durante cirurgias ou por meio de doações de órgãos, os tamanhos são restritos às situações, dificultando para os cientistas da área.
Como os recursos financeiros costumam ser limitados demais para esse tipo de estudo, o grupo em questão achou que criar uma bioimpressora 3D própria poderia ajudar na hora dos estudos.
“Queremos simplesmente que nossa bioimpressora de Lego permita que os pesquisadores conduzam estudos inovadores, porque isso levará a uma melhor compreensão da biologia e melhorará ainda mais a saúde humana”, finaliza o grupo de estudantes.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira17 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia12 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?