Tecnologia
Ciência salva vidas: Novidade elimina testes cosméticos em animais!
Cientistas da UPS desenvolvem material que pode oferecer resultados mais precisos do que testes em pele animal.
Uma das pautas mais discutidas com o passar dos anos é a prática de testar produtos cosméticos em animais. Pensando nessa polêmica, os cientistas da USP desenvolveram uma pele artificial, produzida por meio de bioengenharia, que se mostrou eficiente para mudar o curso da história.
Os resultados da pesquisa foram divulgados pela revista Bioprinting. Em uma entrevista para o UOL, a professora Silvya Maria-Engler, titular do departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, disse que ela logo ela poderá ser usada para outros objetivos.
“Por exemplo, uma empresa cosmética obteve novo princípio ativo que apresentou um grande potencial antioxidante. Porém, ainda não se sabe se este efeito vai ocorrer quando aplicado sobre a pele humana. Assim, podemos verificar qual a eficácia desse efeito antioxidante“, disse a cientista.
Ou seja, através do novo recurso, é possível descobrir a fundo quais os efeitos das substâncias no nosso organismo, por exemplo, se elas causarão ou não irritação e alergias no indivíduo. Esse conhecimento não é possível em testes comuns.
“Outro exemplo é comparar filtros solares que já têm seu fator de proteção solar [FPS] e verificar qual deles não causa lesões no DNA após irradiação ultravioleta. Também podemos simular doenças, como dermatite atópica ou câncer de pele e testar a eficácia de potenciais medicamentos para a cura dessas doenças”, acrescenta.
Segundo a professora, os novos métodos como a pele artificial e também os modelos de pele humana in vitro já podem ser utilizados para acabar com os testes realizados em animais. Ela também defende que os resultados são muito mais precisos.
Pele artificial não é nova
Apesar de a pele artificial ser um passo em direção ao futuro para eliminar o uso de substâncias cosméticas em animais, essa tecnologia não é nova. A diferença é que a tecnologia vem sendo aprimorada com o passar do tempo para chegar ao que é hoje.
-
Saúde2 dias atrás
Sol em tons de vermelho pode gerar problemas à saúde
-
Economia2 dias atrás
Se você ganha R$ 10 mil por mês, está entre os mais ricos do Brasil
-
MEI2 dias atrás
MEIs podem ter aumento no limite de faturamento anual
-
Mundo2 dias atrás
Principal destino de Portugal terá aumento de 50% nas taxas turísticas
-
Política2 dias atrás
Veja quais os benefícios de ser mesário nas eleições
-
Investimentos1 dia atrás
3 ações brasileiras estão entre as mais valiosas do mundo
-
Agronegócio23 horas atrás
Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia): como fazer a rega corretamente?
-
Agronegócio2 dias atrás
Como cultivar cebolinha (Allium schoenoprasum) em vasos na sua casa