Conecte-se conosco

Empresas

Em evento da Tesla nesta terça, Elon Musk deve apresentar avanços nas baterias

Investidores esperam que ele revele como seus veículos elétricos vão superar o custo e a conveniência dos motores de combustão interna.

Publicado

em

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, deve anunciar nesta terça-feira os avanços da companhia na tecnologia de baterias, e a esperança dos investidores é de que ele diga como seus carros elétricos terão vantagem sobre o custo e a conveniência dos motores de combustão interna.

Nos últimos meses, Musk tem aumentado as expectativas para o “Dia da Bateria”, dizendo em abril que o evento será “um dos dias mais emocionantes da história da Tesla”. O executivo tem o costume de lançar produtos em anúncios que mais se parecem shows.

Na véspera, Musk publicou no Twitter que as melhorias nas baterias não serão produzidas em larga escala até 2022, fala que empurrou as ações da Tesla para queda de 5% após o encerramento da sessão.

Entre as atualizações esperadas pelos analistas estão melhorias significativas na quantidade de energia que suas baterias podem armazenar, o que melhoraria o alcance dos veículos. Outro ponto são os custos de produção de células de bateria, normalmente consideradas um impedimento para uma adoção mais ampla de veículos elétricos.

Os investidores também querem saber como a Tesla vai capitalizar sua aquisição de 2019 da empresa de baterias Maxwell Technologies. Alguns deles esperam que a montadora anuncie que a tecnologia de eletrodo de bateria seca da Maxwell pode reduzir significativamente os custos de fabricação, acelerar a produção e melhorar a capacidade de armazenamento das baterias.

No passado, Musk chegou a dizer que os veículos da Tesla não eram acessíveis o bastante. Atualmente o Model 3, veículo de menor alcance da Tesla, com 400 quilômetros, custa 37.990 dólares nos Estados Unidos. Em julho, o executivo afirmou que a maior limitação ao crescimento da Tesla era elevar a produção de células de bateria a um preço acessível.

Segundo a Cairn Energy Research Advisors, as baterias da Tesla custavam 156 dólares por quilowatt-hora (kWh) em 2019, o que significa que uma bateria de 90 kWh custaria cerca de 14 mil dólares.

Esse sentido, analistas do UBS esperam que a Tesla anuncie uma redução nos custos de células de baterias para de 70 a 80 dólares por kWh até 2023, resultando em economia de 2.300 dólares por veículo para a empresa. Segundo eles, com essa vantagem de preço ficaria improvável alcançar a Tesla em termos de concorrência.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS