Economia
Em julho, regras de cartões de crédito terão mudança importante
Banco Central anunciou novas regulamentações que alteram a rotina dos consumidores.
Os brasileiros são um dos povos que mais utilizam cartões de crédito em suas compras, sejam em lojas físicas ou em compras online.
A partir de 1º de julho deste ano, os usuários de cartão de crédito no Brasil serão beneficiados com alterações significativas no formato de suas faturas, graças às novas regulamentações implementadas pelo Banco Central do Brasil (BC).
O principal objetivo das mudanças é promover mais transparência na visualização de encargos e opções de pagamento, facilitando assim a gestão financeira do cotidiano dos brasileiros.
O que vai mudar, de fato, em cartões de crédito?
Uma das principais mudanças nas faturas de cartão de crédito diz respeito à organização das informações. Agora, as faturas serão divididas em seções específicas, cada uma com um objetivo claro.
A área de destaque trará informações cruciais como valor total a pagar, data de vencimento e limite de crédito disponível.
Já a seção de alternativas de pagamento apresentará o valor mínimo, encargos por atraso, opções de financiamento do saldo devedor e taxas de juros, organizadas do menor para o maior custo total.
Por fim, a seção de informações complementares detalhará lançamentos, operações de crédito realizadas, juros cobrados, identificação de tarifas, entre outras informações.
Faturas de cartão de crédito serão reformuladas para facilitar a vida dos clientes – Imagem: reprodução
Outra novidade que possivelmente vai interessar os usuários é a possibilidade de realizar a portabilidade de dívidas entre instituições financeiras.
Os consumidores agora poderão solicitar propostas de crédito consolidado de outras instituições e, caso desejem, pedir contrapropostas do banco original para comparar vantagens e custos envolvidos.
Além disso, a operação de transferência de dívida de cartão de crédito entre bancos será gratuita, eliminando custos adicionais para o cliente.
No entanto, mesmo com essas melhorias, o uso do crédito rotativo ainda precisa de atenção por parte dos consumidores.
Por ser uma linha de crédito com taxas elevadas, é recomendável que os usuários paguem o montante integral das faturas mensais para evitar encargos excessivos.
As instituições bancárias também serão obrigadas a notificar os clientes, com pelo menos dois dias de antecedência, sobre o vencimento das faturas do cartão de crédito, visando proporcionar melhor gestão financeira pessoal.
Todavia, é fundamental que os usuários estejam atentos ao uso do crédito rotativo e busquem sempre formas de evitar encargos desnecessários.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio8 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças15 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer