Conecte-se conosco

Curiosidades

Em quais esportes o Brasil ganha mais medalhas nas Olimpíadas?

O acúmulo de medalhas do Brasil tem avançado conforme os anos.

Publicado

em

O Brasil tem uma longa trajetória nas Olimpíadas, acumulando um total de 113 medalhas em sua participação nos Jogos, sendo um dos países em desenvolvimento com maior destaque nas edições.

Na edição deste ano, o skate entrou para o rol das modalidades olímpicas brasileiras e se destacou, conquistando cinco medalhas em apenas duas edições dos Jogos.

Tal feito foi impulsionado pelo bronze de Augusto Akio, que colocou o skate no top 10 das modalidades com mais medalhas para o Brasil.

O esporte já se tornou um dos mais importantes para o país nas Olimpíadas e promete continuar crescendo nos próximos anos. A seguir, outras modalidades que também trouxeram medalhas.

Esportes que o Brasil mais se destaca em Olimpíadas

Além do skate, outros esportes como o vôlei de praia, o vôlei, a ginástica artística, o futebol e o boxe também têm presença marcante no quadro de medalhas brasileiro.

O boxe, por exemplo, já conquistou nove medalhas olímpicas, sendo duas de ouro. Já o futebol, que está muito próximo de alcançar sua décima medalha, vive a expectativa de ver se a conquista será de ouro ou prata.

Dentre os esportes olímpicos em que o país mais se destaca, o judô lidera o ranking, com 28 medalhas no total. Em seguida, aparecem o atletismo, com 20 medalhas, a vela, com 19, e a natação, com 15.

Nestas Olimpíadas de 2024, o Brasil conquistou 20 medalhas – Imagem: reprodução

Esportes com maior número de medalhas olímpicas do Brasil

  1. Judô – 28;

  2. Atletismo – 20;

  3. Vela – 19;

  4. Natação – 15;

  5. Vôlei de praia –- 13;

  6. Vôlei – 11;

  7. Ginástica artística – 10;

  8. Futebol – 9;

  9. Boxe – 9;

  10. Skate – 5;

  11. Basquete – 5;

  12. Tiro esportivo – 4;

  13. Canoagem – 4;

  14. Hipismo – 3;

  15. Surfe – 3;

  16. Maratona aquática – 2;

  17. Taekwondo – 2;

  18. Pentatlo moderno – 1;

  19. Tênis – 1.

O sucesso do skate não se resume apenas às medalhas, mas também à capacidade de inspirar e moldar novas gerações de atletas.

Um exemplo disso é Rayssa Leal, que se tornou um verdadeiro ídolo para a juventude brasileira após sua participação nos Jogos Olímpicos.

Com o crescimento do skate e a possibilidade de conquista de mais medalhas nas próximas edições das Olimpíadas, o esporte tem tudo para se consolidar ao lado dos esportes tradicionais do Brasil, como o vôlei, o futebol e o judô.

O país tem muito a comemorar e se orgulhar de sua trajetória olímpica, que continua a ser marcada por grandes conquistas e talentos extraordinários.

*Com informações do UOL.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS