Conecte-se conosco

Empresas

Embraer: OGMA reforça colaboração com a Pratt & Whitney por motores GTF

Serão investidos 80 milhões de euros

Publicado

em

A Embraer anunciou na manhã desta sexta-feira (19) que uma de suas empresas, a OGMA, e outra companhia, a Pratt & Whitney, farão em colaboração a manutenção dos motores GTF das aeronaves Embraer E190-E2 e E195-E2, conforme documento encaminhado ao mercado.

De cordo com a fabricante, a OGMA juntou-se à rede GTF MRO da Pratt & Whitney no ano passado, quando foi anunciado que asseguraria a manutenção aos motores GTF PW1100G-JM, da nova geração de aeronaves comerciais, nomeadamente a família Airbus A320neo.

Também disse que o projeto com a Pratt & Whitney envolve um investimento de 80 milhões de euros, expande a gama de serviços de manutenção de motores da OGMA, cria quase 500 postos de trabalho nos próximos anos e permite à empresa triplicar o seu volume de negócios para quase 600 milhões de euros por ano.

Embraer

Em novembro de 2020, a OGMA foi anunciada como um centro de manutenção autorizado para a Pratt & Whitney, um dos maiores fabricantes mundiais de motores aeronáuticos.

Nessa altura, foi formalizado um acordo que permitiu à empresa portuguesa desenvolver competência para assegurar a manutenção do motor Pratt & Whitney GTF™ PW1100G-JM. Este ano, essa capacidade passa a incluir o motor PW1900G.

Este foi o culminar de um projeto desenvolvido pela OGMA, com o apoio da Embraer, que permitiu à empresa expandir o seu âmbito de atividade na área da manutenção de motores, marcando a entrada da área de manutenção, reparação e revisão da Pratt & Whitney em Portugal.

Ao longo do projeto, com um maior impacto entre 2022 e 2023, espera-se a criação de cerca de 300 empregos diretos altamente qualificados. Com este novo contrato, a partir de 2027, é prevista a criação de cerca de mais 200 postos de trabalho.

Durante o período de 30 anos da vigência do contrato entre a OGMA e a P&W, prevê um volume de negócios superior a 13 mil milhões de euros.

Os motores GTF da Pratt & Whitney constituem uma nova geração de motores turbofan de alto bypass, que começaram a operar em 2016, permitindo operações com redução de até 16% no consumo de combustível, até 75% de redução nas emissões de ruído e até 50% de redução nas emissões regulamentadas em comparação com a geração anterior de motores.

A Pratt & Whitney é líder mundial na concepção, fabricação e serviço de motores de aviões e

helicópteros, e unidades auxiliares de potência.

A Embraer está na bolsa brasileira (B3) sob o ticker EMBR3.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS