Tecnologia
Empresas estão preocupadas com o fim dos cookies de internet
Os cookies podem ser utilizados em campanhas de marketing, e é por isso que as pessoas não confiam tanto seus dados a eles. Entenda.
Cookies de internet são alguns arquivos criados por sites, que são salvos no computador do usuário, para ser utilizados com o objetivo de usar dados coletados para personalizar a página de acordo com o perfil do visitante. Mas também podem ser utilizados em campanhas de marketing, é por isso que as pessoas não confiam tanto seus dados a eles.
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Mas agora tudo está prestes a acabar. O fim deste tipo de tecnologia é inevitável, e isso deixa as marcas preocupadas. Segundo o Relatório de Engajamento do Cliente de 2022, que foi realizado pela Twilio, 81% das empresas dependem dos cookies para manter um relacionamento com seus clientes e ainda como forma de engajamento.
Mais da metade das empresas do Brasil (54%), dizem estar preparadas para seguir em frente sem cookies, ao contrário de países da América Latina, onde apenas 35% das empresas estão tranquilas com o fim dos cookies no México e 30% na Colômbia. Metade dos dados utilizados por 81% das empresas são de terceiros.
Os dados mostram que a Austrália é a região mais preparada para o fim dos cookies, sendo que apenas 1% das empresas mostrou insegurança com a nova realidade.
Os cookies devem ser eliminados até o final do próximo ano, então as empresas têm pouco mais de um ano para se preparar. Muitas empresas já visam diminuir os gastos com anúncio, e ainda preveem a diminuição da capacidade de medir a eficiência das campanhas.
Mas este fim dos cookies parece agradar os consumidores, já que 85% disseram que preferem que as empresas utilizem seus dados próprios para suas campanhas.
O ideal é que as empresas já comecem a se livrar dos cookies agora, e utilizem outras estratégias para chegar ao seu público.
“É preciso começar já a captar dados próprios. Isso é uma demanda de 85% dos consumidores, é uma questão de relacionamento. 95% das companhias dizem que ter e utilizar os dados dos clientes será a maior alavanca de crescimento nos próximos três anos.
A única saída é investir nessa captação, além do uso inteligente do que foi coletado”, diz o vice-presidente sênior LATAM da Twilio, Raul Rincon.

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