Conecte-se conosco

Economia

Empreste dinheiro e saiba se você pode cobrar juros de amigos e familiares

Veja como você pode cobrar juros quando empresta dinheiro, mesmo que tenha sido para seus amigos ou familiares.

Publicado

em

Nesse período de desemprego e crises financeiras no país, muitas pessoas estão tendo dificuldades para manter seus orçamentos e dívidas em dia. Nesses momentos de dificuldade, é comum ser mais difícil conseguir empréstimos com bancos a juros baixos. Por isso, muitos recorrem a pedir dinheiro emprestado aos amigos e familiares. Confira como funciona a cobrança de juros por isso.

Leia mais: Aprenda como fazer empréstimo usando o PicPay

No entanto, os credores muitas vezes enfrentam o dilema de não saber como recuperar seus fundos. Nesse caso, a intimidade entre as partes tem suas desvantagens. Mesmo que a negociação seja entre conhecidos, é importante seguir a lei para evitar a inadimplência e o rompimento do relacionamento.

Algumas regras que a lei ajuda na hora de efetuar o empréstimo

  • Contrato de empréstimo

Existem dois tipos de empréstimo possíveis, um oneroso, quando quem dá o valor receberá um valor de compensação, e o outro é o gratuito, no qual quem empresta não pretende lucrar com a operação, mas exige o reembolso após determinado período de tempo. Mesmo que o empréstimo seja gratuito e não tenha valor de indenização, recomenda-se um contrato.

  • Juros no empréstimo para pessoas próximas

Juros é o valor cobrado pela pessoa que empresta dinheiro, como recompensa pela transferência de capital e como forma de compensar o risco assumido. A cobrança é direito do cedente ou credor, mas ele precisa saber e ficar ligado nos valores.

Alguns perfis de devedores

  • O esquecido

Esse muitas vezes é negligente em termos de datas de pagamento, e muitas vezes está em dívida devido à falta de organização. No entanto, ele não interrompe os pagamentos, e geralmente paga imediatamente após a primeira cobrança.

  • O limitado

Já este pede dinheiro emprestado quando seu orçamento estiver apertado. Ou seja, se as despesas recentemente crescerem, ele vai gastar tempo arrumando seu orçamento e pode não ter dinheiro para pagar as contas por mais ou menos um mês, então ele vai pedir dinheiro emprestado.

  1. Falta organização

É aquela pessoa que pode até ter boas intenções, mas não consegue colocar sua vida financeira no devido lugar. Nesse caso, se você já emprestou o dinheiro, uma forma de cobrar sem afetar o relacionamento é incentivá-lo a organizar seu orçamento para entender como deve priorizar os pagamentos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS