Finanças
Empréstimo consignado do Auxílio Brasil pode ser liberado em setembro
Com o crédito liberado, o beneficiário terá até 40% do Auxílio Brasil sendo descontado diretamente dele antes de receber o valor.
Na última quarta-feira, 17 de agosto, foi afirmado pelo Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, que o empréstimo consignado para quem é beneficiário do Auxílio Brasil tem previsão de ser liberado a partir de setembro, mas não definiu nenhuma data em específico.
Logo no início do mês de agosto, a lei que permite essa modalidade de empréstimo que recebe seus descontos diretamente da fonte pagadora, veio a ser sancionada. Por conta disso, a regulamentação da modalidade foi publicada na semana anterior, contudo, ainda não está sendo possível realizar a contratação do empréstimo.
Sendo assim, ainda serão feitas algumas edições nas normas complementares pelo Ministério da Cidadania, para que logo seja possível, as instituições financeiras estarem disponibilizando o consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil.
Conforme o que foi dito pelo ministro, até o começo do mês de setembro as novas edições e normas deverão ser publicadas, para que a modalidade de crédito seja liberada para quem recebe o valor do Auxílio Brasil.
“A lei já recebeu a aprovação por votação, teve a sanção do presidente brasileiro, logo depois também foi assinado um decreto também pelo presidente. A portaria, um sistema para facilitar a liberação do crédito, habilitação, aprovação das empresas, mais uma quantidade de documentos também. Temos esperança de que até o começo do mês que vem tudo esteja liberado e regulamentado”, disse o ministro da Cidadania, durante uma entrevista que foi feita de forma coletiva no Palácio do Planalto.
Para Ronaldo Bento, essa liberação de crédito vai se tornar uma forma de deixar a população mais autônoma.
“O nosso principal objetivo é estar democratizando o acesso ao crédito. Com o Auxilio Brasil, conseguimos dar acesso aos bancos para grande parte dos beneficiários, para que possam ter uma devida melhoria na qualidade de vida. A partir do momento em que você disponibiliza o direito do crédito consignado, você também está direcionando a essas pessoas uma ferramenta a mais para que possam buscar a autonomia merecida”, completou o ministro.
Por fim, é importante destacar que o empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil recebeu muitas críticas por diversos especialistas e também entidades, pois dizem que essa é uma medida perigosa, devido aos recursos do programa de transferência de renda, que normalmente são utilizados para os gastos básicos de sobrevivência.
Com o crédito liberado, o beneficiário terá até 40% do Auxílio Brasil sendo descontado diretamente dele antes de receber o valor.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho10 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas1 dia atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%
-
Economia1 dia atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas