Finanças
Endividado? Empréstimos para negativados podem ajudar a quitar dívidas
Modalidades disponíveis no mercado contam com menos burocracia, taxas de juros reduzidas e facilidade na aprovação; confira.
Pessoas com o nome sujo – listadas no órgãos de proteção ao crédito SPC e Serasa – podem conseguir um empréstimo pessoal mesmo estando negativadas. As modalidades oferecidas pelo mercado são variadas, favorecendo aqueles que estão em busca de crédito para quitar uma dúvida.
Leia mais: CashMe: empréstimo para negativados com até 12 meses para começar a pagar
De acordo com uma pesquisa da Serasa, cerca de 61,4 milhões de pessoas se encontravam nesta situação no final de 2020 no Brasil. Os principais fatores para este cenário preocupante têm origem no desemprego e no aumento da inflação, agravados durante a pandemia da Covid-19.
Opções de empréstimo para negativados
Consumidores em busca de dinheiro rápido para quitar uma dúvida ou realizar algum sonho podem encontrar no mercado algumas alternativas de empréstimo pessoal com menos burocracia e maior facilidade de aprovação:
- Empréstimo pessoa com garantia: nesta opção, o negativado faz um empréstimo e concorda no contrato em dispor de um bem para ser utilizado como garantia. Ele pode ser um veículo ou imóvel. Esta alternativa costuma ser mais vantajosa, principalmente por quem precisa de dinheiro com urgência. As taxas de juros são geralmente mais baixas.
- Empréstimo pessoal sem garantia: esta modalidade dispõe de maiores taxas de juros no caso de pessoas negativadas. Isso porque as instituições consideram o histórico financeiro do solicitante e, em caso de negativação, aumentam os percentuais de tarifação. Porém, neste modelo não é necessário oferecer nenhum bem em troca da aprovação.
- Empréstimo consignado: direcionado para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas conveniadas, a modalidade desconta o valor das parcelas de um acordo diretamente do salário/folha de benefício do solicitante. Dada a garantia do pagamento, esse modelo de empréstimo não conta com consulta ao SPC ou Serasa ao passo que oferece melhores taxas de juros.
Algumas das principais instituições financeiras em atuação no país oferecem esses e outros tipos de crédito para negativados. Dentre elas podemos citar o Banco Pan, Inter, Santander e Caixa Econômica Federal. A consulta dos serviços está disponível nos principais canais de atendimento das empresas.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo7 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida