Tecnologia
Enfim, a resposta! Por que você não deve utilizar o celular dentro do avião?
As agências reguladoras possuem regras bem claras em relação ao uso de aparelhos eletrônicos portáteis durante os voos de avião. Se você já viajou e ouviu a famosa mensagem dos comissários para desligar ou deixar o celular em modo avião, com certeza já deve ter se perguntado sobre o motivo disso.
Até 2015, a regra da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) previa a total proibição do uso. Depois, houve uma atualização das diretrizes e o uso em modo avião passou a ser autorizado desde então.
Na prática, porém, ainda não se trata de um uso completo, pelo contrário, pois é como se a pessoa ficasse sem celular. Ela não recebe chamadas nem mensagens de texto e não consegue se conectar ao pacote de dados. Ela fica dependente da existência ou não de alguma rede Wi-Fi.
E qual é o motivo disso?
A ideia de que poderia ocorrer alguma interferência eletromagnética ou que os celulares poderiam emitir sinais dentro da mesma frequência dos sistemas da aeronave foi descartada em 1992. À época, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) criou larguras de banda de frequências diferentes para os celulares e para os aviões.
O setor da aviação continuou, no entanto, proibindo o uso de celulares. Uma das explicações pode estar não só no alto ou dentro do avião, mas também fora dele e sob o nível da terra.
Como as redes de telefonia sem fio são interligadas por torres, as operadoras temem que as redes fiquem sobrecarregadas, caso os passageiros utilizem os celulares ao mesmo tempo.
Só em 2021, mesmo durante a pandemia da Covid-19, mais de 2,2 bilhões de pessoas voaram pelo mundo. Imagine o impacto da conexão simultânea. A restrição de uso tende a persistir, mesmo com a chegada do 5G. Isso, pois o espectro de largura de banda do serviço é muito próximo ao que é reservado para a aviação.
“Fúria aérea”
Hoje, a maioria das companhias oferece algum serviço de conexão Wi-Fi. Em 2017, a FCC voltou a rejeitar um novo plano para permitir o uso online de celulares a uma altura acima de 10 mil pés, mas houve forte reação de pilotos, comissários e público em geral.
Eles alegaram que a conexão é uma forma de evitar um comportamento perturbador por parte dos passageiros, conhecido como “fúria aérea”, fenômeno que se caracteriza pelo descumprimento das regras de segurança, brigas verbais e, até, físicas com outros passageiros e integrantes da tripulação.

-
Tecnologia6 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo14 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira