Curiosidades
Entenda a história do samurai japonês que se tornou o “rei do vinho”
Kanaye Nagasawa foi o cidadão japonês que deixou clandestinamente seu país natal e auxiliou na criação da indústria de vinhos da Califórnia
Você já ouviu falar do “rei do vinho?” Este foi o primeiro cidadão japonês a fixar residência nos Estados Unidos, mas não somente isso, pois ele foi quem auxiliou a criação da bebida no país.
Kanaye Nagasawa deixou, clandestinamente, seu país natal e foi extremamente importante na criação da indústria de vinhos da Califórnia.
Por mais de um século, o Condado de Sonoma — que fica a apenas uma hora de carro de São Francisco, na Califórnia — foi uma das principais áreas de cultivo do mundo.
Muitos desses vinhedos foram plantados e cultivados por europeus, em meados de 1850, utilizando-se de variedades vindas da França e da Alemanha.
No entanto, se não fosse por Kanaye Nagasawa, imigrante japonês, o lugar não teria tido tamanho desenvolvimento, principalmente na área da viticultura.
Nagasawa nasceu em uma família de samurais e saiu clandestinamente do Japão atrás de se tornar o fundador de uma cultura.
Em meados do século 20, no auge de sua influência, conhecido como rei do vinho, Kanaye produzia cerca de 750 mil litros de vinho por ano, operando uma das maiores vinícolas da Califórnia, com cerca de 800 hectares. A fazenda se chamava Fountaingrove e ficava em Santa Rosa.
Mas sua fazenda não foi o único mérito do japonês. Ele também ajudou Luther Burbank, famoso botânico americano, na horticultura. Além disso, recebeu em sua fazenda grandes nomes, como Henry Ford, o ambientalista John Muir e também Thomas Edison.
Mesmo sendo um grande nome, Nagasawa chegou a quase ser esquecido. Seu nome voltou à tona quando dois viticultores, Walter e Marijke Byck, compraram a fazenda vizinha a sua e começaram a pesquisar a história do lugar.
Sobre isso, Rene Byck, filho de Marijke e dono da vinícola Paradise Ridge, revela que sua mãe ficou encantada ao descobrir a história do local e quis contar sobre esse personagem.
“Minha mãe queria pesquisar a história da nossa terra. Quando ficou sabendo de Nagasawa, ela quis contar essa história fabulosa, de um importante personagem histórico do Condado de Sonoma, que muitas pessoas não conhecem“, conta Byke.
Assim, foi inaugurada uma exposição em 1996, pela família Byke, com a ajuda do museu de Sonoma e dos descendentes de Nagasawa.
A exposição conta com fotos de Nagasawa em frente aos seus vinhedos, com grandes convidados, rótulos de vinhos antigos, entre outros itens.
Um dos principais pontos da exposição é uma espada samurai, trazida por Nagasawa de uma viagem depois de adulto ao seu país natal.
O relato feito pela sobrinha-bisneta da grande figura é que “esta espada foi importante para Nagasawa porque, quando ele saiu para os Estados Unidos, ele precisou cortar seu cabelo e entregar suas espadas“, conta Mary Ijichi.

-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo7 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil