Ações, Units e ETF's
Entenda como a Locaweb se destacou na bolsa após um IPO às vésperas da pandemia
Empresa que oferece domínio e hospedagem de sites apresenta o melhor desempenho entre as companhias que fizeram ofertas públicas de ações em 2020.
O mês de março foi marcado pelo início de uma crise no mercado financeiro. No entanto, a Locaweb (LWSA3), empresa de hospedagem de sites, usou do período de instabilidade como trampolim para suas atividades. A empresa abriu capital em fevereiro, um mês antes da pandemia promover uma corrida das varejistas pela digitalização de seus serviços.
O mercado viu a oportunidade e as ações da empresas triplicaram de valor em pouco mais de seis meses na B3. Esse é o melhor desempenho entre as empresas que fizeram ofertas públicas de ações (IPO, na sigla em inglês) na bolsa de valores brasileira em 2020.
A Locaweb cresceu durante a pandemia oferecendo serviços a varejistas que desejavam comercializar seus produtos pela internet, em páginas próprias ou marketplaces como Mercado Livre e Magazine Luiza. Dessa forma, a companhia registrou alta no número de novas lojas, além de um forte aumento no volume bruto de mercadores (GMV, na sigla em inglês) vendidas a partir do ecossistema da empresa.
Rafael Chamas, CFO da Locaweb, afirma que a companhia foi à Bolsa porque mirava no vácuo que existia na digitalização do varejo. “O resultado foi que quando veio a pandemia nós estávamos prontos”, contou em entrevista ao Seu Dinheiro.
Nesse contexto, ter capital aberto foi um passo importante na expansão de soluções da empresa. Mesmo em atividade há 20 anos, desde 2012 a Locaweb intensificou o crescimento, até então orgânico, em seis aquisições. Esse setor deve ser ainda mais ampliado no pós-crise, visto que a empresa tem R$ 400 milhões levantados no IPO exclusivamente para esse tipo de operação.
“A gente acredita muito no empreendedor. A compra é também pelo capital humano, para trazer para perto de nós mais gente que possa ajudar a pensar o mercado”, afirmou Chamas. Esse é um discurso usual entre as empresas em contato com o varejo, afinal, a ideia é ter um maior controle da trajetória do consumidor para permitir uma redução de custos.
Além disso, Chamas afirma que a Locaweb tem a tradição de manter o dono da companhia adquirida à frente do negócio. De acordo com ele, esse tipo de gestão faz muita diferença. A última das aquisições da companhia foi a Delivery Direto, plataforma voltada à criação de aplicativos de entrega para estabelecimentos.
No segundo trimestre, esse setor da empresa cresceu quatro vezes em clientes no período de um ano. “A solução é barata e dá ao empreendedor a capacidade de se relacionar com o próprio cliente”, afirmou Chamas.

-
Cotidiano10 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Fundos Imobiliários - FII's2 dias atrás
Mercado de FIIs encerra semestre com alta de até 53; confira as principais altas e baixas
-
Economia9 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades1 dia atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou