Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Entenda como a Locaweb se destacou na bolsa após um IPO às vésperas da pandemia

Empresa que oferece domínio e hospedagem de sites apresenta o melhor desempenho entre as companhias que fizeram ofertas públicas de ações em 2020.

Publicado

em

Locaweb

O mês de março foi marcado pelo início de uma crise no mercado financeiro. No entanto, a Locaweb (LWSA3), empresa de hospedagem de sites, usou do período de instabilidade como trampolim para suas atividades. A empresa abriu capital em fevereiro, um mês antes da pandemia promover uma corrida das varejistas pela digitalização de seus serviços. 

O mercado viu a oportunidade e as ações da empresas triplicaram de valor em pouco mais de seis meses na B3. Esse é o melhor desempenho entre as empresas que fizeram ofertas públicas de ações (IPO, na sigla em inglês) na bolsa de valores brasileira em 2020. 

A Locaweb cresceu durante a pandemia oferecendo serviços a varejistas que desejavam comercializar seus produtos pela internet, em páginas próprias ou marketplaces como Mercado Livre e Magazine Luiza. Dessa forma, a companhia registrou alta no número de novas lojas, além de um forte aumento no volume bruto de mercadores (GMV, na sigla em inglês) vendidas a partir do ecossistema da empresa. 

Rafael Chamas, CFO da Locaweb, afirma que a companhia foi à Bolsa porque mirava no vácuo que existia na digitalização do varejo. “O resultado foi que quando veio a pandemia nós estávamos prontos”, contou em entrevista ao Seu Dinheiro.

Nesse contexto, ter capital aberto foi um passo importante na expansão de soluções da empresa. Mesmo em atividade há 20 anos, desde 2012 a Locaweb intensificou o crescimento, até então orgânico, em seis aquisições. Esse setor deve ser ainda mais ampliado no pós-crise, visto que a empresa tem R$ 400 milhões levantados no IPO exclusivamente para esse tipo de operação. 

A gente acredita muito no empreendedor. A compra é também pelo capital humano, para trazer para perto de nós mais gente que possa ajudar a pensar o mercado”, afirmou Chamas. Esse é um discurso usual entre as empresas em contato com o varejo, afinal, a ideia é ter um maior controle da trajetória do consumidor para permitir uma redução de custos. 

Além disso, Chamas afirma que a Locaweb tem a tradição de manter o dono da companhia adquirida à frente do negócio. De acordo com ele, esse tipo de gestão faz muita diferença. A última das aquisições da companhia foi a Delivery Direto, plataforma voltada à criação de aplicativos de entrega para estabelecimentos.

No segundo trimestre, esse setor da empresa cresceu quatro vezes em clientes no período de um ano. “A solução é barata e dá ao empreendedor a capacidade de se relacionar com o próprio cliente”, afirmou Chamas. 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS