Conecte-se conosco

Automobilística

Entenda: compensa comprar um carro novo na Black Friday?

Veja se realmente vale a pena esperar a Black Friday para trocar de carro. Será que os preços compensam? Como decidir? Entenda:

Publicado

em

Com as constantes altas dos preços no Brasil, o dia 26 de novembro acendeu bastante esperança nos consumidores. A Black Friday está sendo aguardada para muitos que querem economizar um pouco nas compras. Aliás, até quem está em busca do carro novo aguarda as ofertas da promoção. E aí, será que vale a pena comprar na Black Friday?

Leia mais: Quanto custa por ano manter um carro popular?

Comprar carro na Black Friday

A resposta para esta pergunta é bastante simples e decepcionante: depende. Afinal, a compra certa está atrelada a diversas variáveis. Se o consumidor tem dinheiro em caixa e aparece uma oportunidade realmente boa, então deve aproveitar.

É fato que na Black Friday é comum encontrar promoções. Embora algumas sejam enganosas, existem diversos produtos que entram em oferta de verdade. Nesse bojo de opções é sim possível incluir os automóveis.

Todavia, é importante lembrar que um automóvel não deve ser adquirido por impulso. Ainda que as condições de pagamento sejam facilitadas, é preciso ter cautela. Um carro rende diversos outros gastos com manutenção, abastecimento, impostos etc.

Como decidir

Por isso, o que os especialistas em finanças alertam é: controle seus impulsos. Ainda que o preço encontrado seja ótimo, o país passa por um momento de recessão econômica. Não dá para imaginar como a recente crise vai se desdobrar nos próximos anos.

Os automóveis representam um dos setores que mais encareceu durante 2021. Por isso, mesmo com desconto, o preço tende a ser caro. Isso se agrava ainda mais com a perda de poder aquisitivo do brasileiro neste ano.

Então, o primeiro passo é analisar a sua necessidade e ver se é real. Depois é fazer as contas e decidir se vale a pena financiar ou compra á vista, se for possível. Leve em conta o valor das parcelas, IPVA, seguro, manutenção e acrescente ao orçamento.

Se estiver tudo ok, então vale a pena aproveitar uma possível oferta. Caso contrário, não ache que boas condições nunca mais aparecerão. Segure a ansiedade e espere o momento certo.

Black Friday 2021

A Black Friday está marcada para o dia 26 de novembro de 2021. A data é uma das mais esperadas do ano para aproveitar ofertas exclusivas em todo o comércio. Lojas físicas e virtuais participam do evento.

A ação acontece sempre na sexta-feira (como o próprio nome sugere). Ela é uma tradição norte-americana e sempre ocorre após o feriado de ação de graças, nos Estados Unidos.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS