Política
Entenda a isenção aprovada no Senado sobre impostos em equipamentos fotográficos
Alguns profissionais que atuam na área poderão fazer parte dos beneficiários, caso cumpram alguns requisitos. Saiba quais!
Quem atua no ramo da fotografia irá gostar de saber que o Senado aprovou um Projeto de Lei que garante isenção de impostos para pessoas físicas que importam equipamentos fotográficos. Contudo, estão excluídas desse benefício as pessoas jurídicas. Portanto, os impostos de importação sobre esses equipamentos ainda serão taxados. Com isso, confira agora detalhes sobre o Projeto de Lei que garante isenção de impostos sobre equipamentos fotográficos.
Leia mais: Motoristas de aplicativo possuem garantia de previdência?
Saiba mais sobre o novo PL que garante isenção para impostos de equipamentos fotográficos
No dia 22 de março, o Projeto de Lei que isenta a cobrança de impostos para equipamentos fotográficos foi aprovado pelo Senado e segue para sanção presidencial. Dentro desse aspecto, estão inclusos no benefício profissionais que atuam como fotógrafos, cinematógrafos, repórteres fotográficos, operadores de câmera e cinegrafistas. Vale lembrar que, para ter esse direito, é preciso ser uma pessoa física.
Nesse sentido, alguns impostos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Serviços do Exterior (COFINS), a Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social devida pelo Importador de Bens Estrangeiros, entre outros, podem acabar sendo isentos para os profissionais que seguirem os requisitos da PL.
Entenda como vai funcionar
Outro aspecto que vale ressaltar é que não são todos os equipamentos que estarão sob o arcabouço desse benefício. Dessa forma, serão isentos somente aqueles que não estiverem disponíveis no Brasil e que, portanto, precisam de importação. Além disso, apenas os aparelhos que custarem menos de R$ 50mil poderão estar dentro desse benefício. Sem contar que a pessoa que vai receber o(s) equipamento(s) precisa utilizá-lo por, pelo menos, 2 anos.
Nesse sentido, o intuito desse Projeto de Lei é aumentar ainda mais o incentivo para profissionais que buscam equipamentos fotográficos para se especializarem. Isso visto que os equipamentos importados normalmente acabam custando mais caro devido aos impostos sobre os produtos.

-
MEI2 dias atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Finanças16 horas atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Economia2 dias atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante
-
Curiosidades1 dia atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Empresas21 horas atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Tecnologia7 horas atrás
Se você usa ESTE modelo de iPhone, já está na hora de trocar
-
Finanças12 horas atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas