Investimentos
Entenda o que é e como funciona um clube de investimento: será que vale a pena?
O grupo de investidores deve seguir normas e regulamentações da bolsa de valores brasileira, a B3.
O mundo financeiro está cheio de termos que nem sempre são de conhecimento geral. Um deles é o clube de investimento, mas o seu próprio nome já induz ao significado – um grupo de pessoas que junta o seu dinheiro para investir na bolsa de valores.
O coletivo deve ser formado por pelo menos três investidores e no máximo 50. Entre eles, é necessário um profissional autorizado pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM) para liderar o grupo. Esse deverá seguir todas as normas e regulamentações da B3, a bolsa de valores do Brasil.
O clube de investimento funciona por meio de cotas, ou seja, frações em que cada investidor possui direito. Dessa forma, ao comprar certo número de cotas, a rentabilidade de cada um se dará em cima da valorização delas. Porém, vale destacar que nenhum investidor pode ter mais do que 40% das cotas do grupo.
Constituído por pessoas físicas, o clube de investimento é uma excelente alternativa para quem almeja investir na bolsa e não possui muitos recursos para adquirir um número de ações considerado lucrativo. A sua carteira deverá ser formada por no mínimo 67% de ações e o restante poderá ser destinado para fundos de renda fixa e derivativos.
As transações do clube de investimento deverão ser feitas por uma corretora e haverá desconto da alíquota de 15% a cada seis meses. Além disso, é necessário cumprir com obrigações contábeis, as quais estão incluídos relatórios de despesas e classificação de ativos e passivos

-
Loterias2 dias atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Saúde1 dia atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política8 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Economia2 dias atrás
Agora é luxo: 6 itens aos quais a classe média brasileira não tem mais acesso
-
Finanças2 dias atrás
Ninguém pode cobrar valor mínimo para pagamento em cartão, segundo a lei
-
MEI2 dias atrás
Empreendedores têm perdido dinheiro ao abrir MEI – motivo preocupa
-
Finanças1 dia atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon