Agronegócio
Entenda por que as bananas podem ser extintas e o que fazer para evitar que isso aconteça
Se você é um amante de banana, essa notícia com certeza vai te preocupar. Entenda o motivo pelo qual isso pode acontecer.
A banana é uma fruta muito apreciada devido ao seu sabor doce, sua facilidade no consumo e por sua capacidade de saciedade. Quem ama essa fruta nem imagina como seria se elas não existissem mais, mas isso pode acontecer.
De acordo com Dan Saladino, jornalista da BBC, que realizou um estudo sobre alimentos, a Banana do Brasil pode correr risco de extinção, assim como os animais. Segundo ele, isso acontece devido à produção intensiva de alimentos, que está gerando diversos problemas para o planeta.
Para fazer esse levantamento, ele viajou o mundo e registrou o que encontrou no “Eating to Extiction” (“Comendo até a Extinção“), seu livro. Além de comentar sobre os riscos que essa perda traz a humanidade, ele também explica como reverter isso.
O jornalista explica que os produtores se limitam a plantar apenas dez variedades de espécies de trigo na Europa, tendo mais de 200 mil amostras para serem aproveitadas. Diante disso, Saladino conta que a quantidade de alimentos diminui, limitando ao consumidor as mesmas espécies de sempre.
Embora a quantidade de calorias ingeridas pela população tem sido maior atualmente e que a tecnologia tenha diminuído os casos de insegurança alimentar pelo mundo, com o uso de irrigação, fertilizantes e genética, isso tem causado um grande problema climático, que pode afetar a produção de alimento.
Isso também tem afetado na saúde da população, que evoluiu e se adaptou a essa variedade de alimentos disponível para funcionamento de sua microbiota intestinal.
A variedade é ótima para o paladar e a saúde das pessoas, porém muitos alimentos foram inventados pelos seres humanos, partindo de um cruzamento para tornar os frutos melhores e mais comestíveis.
Isso acaba deixando a produção de certos alimentos de lado, condenando-os à extinção. Além da banana do Brasil, a laranja de Etna, o cacau criollo da Venezuela e o milho das montanhas Oaxaca, no México, estão com risco de deixarem de existir.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira7 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn