Saúde
Entenda por que é proibido usar o jaleco médico na rua
Muitas vezes vemos profissionais da saúde utilizando o jaleco nas ruas, mas essa não é uma prática correta. Entenda o motivo.
Símbolo dos profissionais da saúde, o jaleco é utilizado por médicos, enfermeiros, cientistas e muitos outros profissionais em ambientes de trabalho controlado, como hospitais, laboratórios, clinicas, entre outros.
Ele serve principalmente como proteção para os profissionais, evitando que micro-organismos acabem infectando suas roupas e se espalhando por onde ele passa. Sendo assim, não faz sentido utilizar essa proteção fora do ambiente de trabalho, pois pode acontecer a transmissão por meio do próprio jaleco.
Em muitos estados brasileiros os profissionais de saúde são proibidos de usar o jaleco fora das dependências dos hospitais ou outros serviços de saúde. Em São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, quem é pego desrespeitando esta norma é punido com multa.
Porém, não é difícil encontrar profissionais na rua utilizando esse traje, muitas vezes frequentando restaurantes ou simplesmente indo embora de jaleco. Essa prática pode pôr em risco a população fora do hospital, além dos pacientes internados, que podem adquirir uma bactéria vinda da rua.
Uma pesquisa feita em Jerusalém, pelos pesquisadores do Shaare Zedek Medical Center, mostrou esse risco de contaminação, analisando os jalecos de 75 enfermeiros e 60 médicos que trabalhavam em um hospital.
O estudo mostrou que 65% dos jalecos apresentavam agentes infecciosos. Além disso, 14% dos jalecos de enfermeiros e 6% dos jalecos dos médicos apresentaram bactérias resistentes ao antibiótico. Entre as culturas encontradas nos uniformes, bactérias do tipo SARM, MRSA ou ORSA foram encontradas.
Outro dado importante que o estudo levantou foi o tempo de troca de jaleco. Os resultados mostraram um maior número destas bactérias em jalecos que não eram trocados todos os dias.
Como manter um ambiente seguro?
Para proteger a população em geral e os pacientes internados ou que são atendidos em algum serviço de saúde, é importante que os profissionais de saúde tenham muito cuidado com seu uniforme de trabalho, pois ele pode ser uma verdadeira arma.
O mínimo que um profissional precisa fazer é manter o jaleco limpo, pois além de uma boa aparência, evita transições cruzadas. O ideal é que a roupa seja lavada todos os dias, para que assim as bactérias não consigam se desenvolver.
Além disso, como já vimos, seu uso deve ser restrito ao ambiente clinico, e não deve ser utilizado na rua em hipótese alguma.
Por fim, vale lembrar que geralmente os jalecos são feitos de cores claras justamente para manter a confiança do paciente, de que está em um ambiente limpo e que pode confiar na equipe. Por isso, é preciso sempre se manter apresentável e com uma higiene adequada.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Agronegócio2 dias atrás
Guia prático para plantar mandioca em casa e ter uma colheita farta
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium