Automobilística
Entenda se há uma quilometragem certa para trocar o amortecedor
Não há uma quilometragem certa para realizar a troca, apesar de muitas empresas de amortecedores indicarem isso. Entenda o motivo nesta matéria!
Se porventura você já se sentiu ludibriado no momento de realizar a troca dos amortecedores do seu veículo, dê uma conferida nesta matéria!
As fábricas brasileiras de amortecedores frequentemente são acusadas de compelir os donos dos carros a realizarem a troca desse componente sem ter uma real necessidade. Essa prática já ocorre há muitos anos, desde a Cofap, empresa do setor de peças automotivas, afirmando “troque os amortecedores aos 40 mil quilômetros!”.
Contudo, especialistas indicam que isso é uma falácia. Como a troca frequente dessas peças gera lucro, outras empresas aderiram a esse discurso da empresa Cofap e passaram a reproduzi-lo. A título de exemplo, temos a empresa Monroe, que foi fundada nos Estados Unidos e lá costuma recomendar coisas diferentes daquelas indicadas no Brasil; e também a empresa Amortex, que salienta: “troque os amortecedores aos 50 mil quilômetros”.
Contudo, não há uma quilometragem determinada para realizar a troca dos amortecedores. Essas peças podem ter uma duração de até 10 mil quilômetros ou até mesmo serem utilizadas para além disso, com 100 mil quilômetros. A duração do componente será determinada por vários fatores que não necessariamente incluem a quilometragem.
Não há prazo estipulado para a troca do amortecedor!
Visto que não há data ou prazo definido para realizar a troca dos amortecedores, é imprescindível lembrar que o componente precisa ser analisado a cada 10 mil quilômetros rodados. Contudo, você deve ter atenção! A peça não deve ser substituída ao chegar em uma quilometragem “x”, mas sim ser examinada para garantir que ela está funcionando da maneira correta.
Várias pessoas costumam se esquecer deste detalhe e, repentinamente, veem seu carro balançando ou entrando em uma curva na qual você não havia definido. Também pode ocorrer de você frear e o veículo começar a arrastar as suas rodas traseiras se o carro não tiver freios ABS, por exemplo. Isso ocorre porque o amortecedor não está nas suas condições ideais de uso.
Portanto, fique de olho: não há prazo definido para troca dessa peça. O amortecedor deve sempre ser verificado para que você tenha a certeza de que está rodando com segurança, isso sim é necessário, aliás, não somente com o amortecedor, certo?
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp