Finanças
Entenda mais sobre a PL que prevê pagamento de professores com precatórios
Projeto foi aprovado por unanimidade no dia 16 de março. Confira os detalhes da proposta.
Segundo um Projeto de Lei aprovado pelo Senado, professores da rede pública do ensino básico poderão receber indenização devido a repasses com valores menores destinados a fundos educacionais. Por isso, entenda mais sobre o PL e seu andamento processual.
Leia mais: O programa CNH Popular disponibilizará cerca de 25 mil vagas
Projeto de Lei prevê pagamento de professores usando precatórios
O projeto, aprovado por unanimidade no dia 16 de março, garantirá remuneração para professores e profissionais do ensino fundamental público online. O dinheiro refere-se a repasses da União aos estados, Distrito Federal e municípios, que recorreram à Justiça contestando os menores valores recebidos em nome do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
De acordo com a decisão judicial, o Governo Federal teve que corrigir os valores que haviam sido pagos em precatórios. No âmbito do projeto, têm direito a essa remuneração: os profissionais do ensino da educação básica; os praticantes da educação básica; e os aposentados da rede pública que estiveram no cargo de 1997 a 2020.
No projeto também está prevista a suspensão das transferências pelo Governo Federal nos casos em que os governadores e prefeitos não façam o repasse do valor pago da indenização. Além disso, a remuneração será proporcional aos dias de trabalho e meses de efetivo exercício na docência e na educação básica. No entanto, este montante não conta para os salários devido à sua natureza compensatória.
Confira como está o andamento processual do PL
Ao ter sido aprovado por unanimidade no Senado Federal no dia 16 de março, o projeto foi encaminhado para o Executivo e está aguardando a sanção do presidente para ser implantado de fato. E, até o momento, alguns municípios já começaram a realizar o pagamento. No entanto, a maioria ainda espera algumas condições jurídicas para dar início aos repasses segundo orientação do Tribunal de Contas.

-
Tecnologia5 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo13 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira