Conecte-se conosco

Agronegócio

Entrando no clima de Carnaval: conheça flores que mudam de cor

Veja quais fatores influenciam nessa mudança e o que justifica essa variação de cor das espécies. Saiba mais detalhes.

Publicado

em

Você sabia que algumas flores mudam de cor? Diferentes tipos de pétalas podem dar mais vida a qualquer ambiente, aquelas que mudam de cor ficam ainda mais charmosas. Portanto, comprar uma dessas plantas é uma ótima maneira de diversificar o seu jardim.

As variações na coloração das flores estão diretamente relacionadas à presença de determinados pigmentos que, além de responsáveis pela cor, também possuem outras funções metabólicas, como carotenoides, betaínas e flavonoides.

Vários fatores podem estimular mudanças na cor das flores, sejam eles fisiológicos, naturais da espécie ou do ambiente, permitindo que os produtores empreguem diferentes práticas de manejo para atingir cores específicas.

Porém, é importante não confundir essas espécies com plantas que produzem flores de diferentes tonalidades ou sofrem um processo de escurecimento ou desbotamento.

Árvore-orquídea

De nome científico Bauhnia monandra, a orquídea é uma daquelas espécies com variações intrínsecas e programadas de cores de flores. Quando a planta é jovem, é branca com uma mancha vermelha na pétala central.

No entanto, em algum momento do desenvolvimento da planta, esta única pétala manchada se dobra e pinta as outras estruturas de uma bela cor rosa, tornando as pétalas uniformes em cores.

Reprodução: Freepik

Hortênsia

As hortênsias são amadas por suas famosas propriedades de mudança de cor. Dessa forma, mudanças no pH do solo interferem, fazendo com que as flores variem de tonalidade entre azul, roxo e rosa. Pétalas azuis aparecem em substratos ácidos, enquanto as rosas aparecem em solos alcalinos. A coloração roxa fica no meio termo entre as duas cores e ocorre em substratos de pH neutro.

Reprodução: Freepik

Cambará

De nome científico Lantana camara, a cambará também possui propriedades de mudança de cor. Assim como a orquídea, essas mudanças são fisiológicas e ocorrem em poucos dias. Esta espécie floresce na primavera, inicialmente amarela, depois laranja até atingir o tom vermelho.

O destaque dessa espécie é a forma como a modificação acontece, das bordas ao miolo. Assim, na mesma flor, podem ser encontradas pétalas de três cores.

Reprodução: Freepik

Interessante, não é mesmo? Que tal aderir essas espécies no seu jardim e deixar o seu ambiente ainda mais charmoso?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS