Economia
Erro comum: benefício suspenso por nome igual a falecido. Como resolver?
Pessoas com nomes iguais podem causar algumas confusões em órgãos públicos, e o INSS não é exceção nesse quesito.
Um dos maiores medos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é ter o seu benefício suspenso por conta da morte de uma pessoa que possua o mesmo nome. Muitos, inclusive, não sabem, mas essa suspensão é uma prática padrão que a autarquia adota para evitar fraudes.
A boa notícia é que isso pode ser revertido na maioria dos casos. Apesar da medida parecer extrema para alguns, isso ocorre para que os valores não continuem sendo pagos de forma indevida, após o segurado ter falecido. Porém, como dito antes, é plenamente possível resolver essa situação, e nós te mostraremos como.
O que leva ao corte?
Quando uma pessoa se identifica com o mesmo nome, CPF, nome dos pais, data de nascimento e outras informações idênticas às de alguém que já faleceu, corre o risco de ter o benefício totalmente cancelado. Parece algo bastante difícil, mas pode acontecer, então é bom saber como agir nesses casos.
O processo de verificação das informações costuma levar em conta uma série de dados, provenientes de instituições governamentais diversas. Por exemplo, se um segurado falecer em um hospital, a secretaria de saúde do estado pode compartilhar informações com o Instituto, agilizando os processos pertinentes.
Essa precaução tomada referente à situação dos homônimos é de suma importância para garantir que o sistema previdenciário continue íntegro e que somente aqueles que realmente precisam e têm direito possam ser contemplados com os pagamentos.
Como conseguir a reativação do benefício?
Caso um beneficiário constate que os seus repasses foram cancelados indevidamente, basta entrar em contato diretamente com o INSS para resolver a situação. Isso pode ser feito por meio do aplicativo “Meu INSS” ou pelo telefone 135.
É provável que alguma documentação seja exigida para confirmar informações, e cabe ao segurado fornecer todos os papéis necessários para regularizar a situação.
Confira, então, como pedir a sua reativação via aplicativo:
- Acesse o Meu INSS com login e senha da plataforma Gov.br.
- Busque a alternativa “Novo pedido”.
- Selecione a opção “Novo requerimento”.
- Em seguida, acesse “Atualizações para manutenção do benefício”.
- Depois, clique em “Solicitar emissão de pagamento não recebido”.
- Selecione o benefício que deseja ativar.
- Verifique os dados e, se estiver tudo certo, aperte “Avançar”.
- Preencha as informações requisitadas e conclua o pedido.

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