Conecte-se conosco

Tecnologia

Erros ao fazer o PIX? Saiba o que fazer nessas situações

Confira algumas dicas para evitar estresses futuros

Publicado

em

Pix

O PIX meio de pagamento eletrônico instantâneo, de baixo custo e com segurança, do Brasil, criado pelo Banco Central (BC) – hoje é um dos meios de pagamentos mais populares e ágeis no Brasil. Usar essa ferramenta costuma ser fácil, mas junto com tudo isso vieram alguns possíveis erros na hora de realizar as transações, seja por distração ou por tentativas de golpes.

Leia mais: Nubank lança função para proteger acesso no app; Veja como ativar

Chave Pix no formato errado ou não encontrada, falha de comunicação, erro na liquidação. Mas, afinal que erros são esse? Como resolvê-los?

Segundo o BC, a única regra é que a mensagem tenha um conteúdo mínimo indicado no manual do Pix. Outra questão importante é que cada instituição tem autonomia para decidir como comunicar o erro no Pix ao cliente.

Confira algumas dicas para evitar estresses futuros gerados nessas horas

Abaixo seguem duas situações de erro no PIX e orientações de como resolvê-las:

Chave Pix no formato errado: caso isso aconteça, a instituição deve comunicar que a transação não foi realizada porque houve um problema no formato da chave Pix. Revise a chave informada – para confirmas suas informações como CPF e email e outros. Peço para quem estiver recebendo a transação que confirme novamente a chave;

Chave Pix não encontrada: nesses casos, a instituição deve informar que a transação não foi realizada porque a chave não foi encontrada. Sempre confira se você digitou corretamente as informações, mas se o erro persistir, avise a pessoa que vai receber a transação e peça para ela mandar novamente a chave.

Errei ao fazer o Pix, o que faço?

Nestes casos, não se desespere, entenda o que pode ser uma solução para recuperar a quantia perdida.

Quando você perceber que o valor foi enviado ao destino incorreto, identifique quem é o destinatário – as chaves cadastradas possuem informações da pessoa que recebe o dinheiro e explique ao banco o que ocorreu. Entre em contato e peça a devolução da quantia – caso a pessoa não devolva faça um boletim de ocorrência.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS