Conecte-se conosco

Agronegócio

Erva-Doce é tudo: Descubra os motivos irresistíveis para amantes de chá!

Rico em propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o chá de erva-doce pode ser utilizado para diversas finalidades. Confira algumas.

Publicado

em

A erva-doce (Pimpinella anisum) é uma planta medicinal muito popular, utilizada tanto para fazer chá, como também para agregar sabor especial a diversas receitas doces. A parte da planta mais utilizada são as sementes secas, que apresentam sabor adocicado e aroma intenso.

O chá, em especial, é uma bebida rica em flavonoides, ácido málico e cafeico, compostos bioativos com propriedades digestivas, laxativas, carminativas e espasmolíticas.

Além disso, o chá de erva-doce contém grande quantidade de vitamina C e antioxidantes, agentes que protegem o corpo contra a ação nociva de radicais livres, contribuindo para aumentar a imunidade. E os benefícios não param por aí. Acompanhe!

Benefícios

Melhora a digestão

O chá de erva doce tem ação antiespasmódica, melhorando a digestão e diminuindo os movimentos peristálticos do intestino. Por isso, a bebida reduz consideravelmente problemas gastrointestinais leves, como distensão abdominal, cólicas e flatulência.

Por ter ácido málico em sua composição, ele também contribui para a melhora da acidez do estômago, favorecendo a digestão e combatendo náuseas.

Ajuda a evitar crises de enxaqueca

O anetol presente no chá de erva-doce possui ação anti-inflamatória, ajudando no tratamento da enxaqueca. Além disso, apresenta compostos com propriedades analgésicas que agem no sistema nervoso central, ajudando a aliviar a dor de cabeça.

Tem ação calmante

O chá de erva-doce tem efeito ansiolítico e antidepressivo, funcionando, desse modo, como um calmante natural, aliviando quadros de estresse e depressão. Inclusive, a bebida é capaz de ajudar nos sintomas psicológicos, já que apresenta efeito ansiolítico em sua composição e a presença de magnésio, que potencializa o efeito calmante no organismo.

Fortalece o sistema imunológico

Devido à presença de compostos bioativos, como eugenol e linalol, com ações antioxidantes, antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas, o chá de erva-doce fortalece o sistema imunológico, combatendo bactérias, fungos e vírus, deixando o corpo mais forte e menos suscetível a doenças.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS