Conecte-se conosco

Finanças

Escolhendo o banco digital perfeito para os pequenos: confira

Já existem no Brasil várias opções de contas para atender os mais jovens. A abertura é simples e rápida, mas exige acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Publicado

em

Investimentos para crianças

Cada vez mais se faz necessário falar sobre dinheiro com crianças e inseri-las na vida financeira por meio de alguns ensinamentos e práticas.

Essa tendência tem sido tão marcante que vários bancos já começaram a criar contas voltadas para menores de 18 anos, com foco em um público que está começando a sua relação com as finanças.

Com a autorização dos pais ou responsáveis, os mais jovens já podem ter uma conta em seu próprio nome e aprender a aplicar os conceitos de educação financeira.

O processo de abertura de uma conta bancária para uma criança é bastante simples. Basta apresentar o RG ou CPF da pessoa responsável, juntamente com um documento do menor de 18 anos e um comprovante de endereço.

Melhor opção de banco digital para crianças

Hoje já existem várias opções de contas digitais para crianças. A melhor opção tende a variar conforme os objetivos e as prioridades da família.

Separamos abaixo algumas das possibilidades existentes. Todas elas oferecem cartões sem tarifa. Veja o diferencial de cada uma, além desse aspecto.

  • Banco Inter (Kids): possibilidade de investimento em renda fixa e controle financeiro pelo aplicativo.
  • Nubank (Nuconta): oferece apenas cartão sem tarifa.
  • Itaú (Iti): oferece apenas cartão sem tarifa.
  • Conta Z1: controle financeiro pelo aplicativo.
  • Bradesco (Click Conta): controle financeiro pelo app.

O que levar em consideração na escolha?

As contas digitais são uma opção simples e rápida para que os mais jovens tenham acesso ao mercado financeiro. Por outro lado, elas exigem certo cuidado e acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Um bom aspecto a ser considerado antes de decidir qual opção escolher é avaliar a solidez da instituição bancária. Além de proporcionar certa tranquilidade, isso também indica que é seguro deixar o seu dinheiro com ela.

Além desse elemento, é importante ter certeza também de que a criança está consciente sobre o valor do dinheiro. Isso ocorre porque a conta para menores de 18 anos, mais do que uma função operacional, desempenha um papel educativo.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS