Conecte-se conosco

Mundo

Espanha: Onda de calor deixa mais de 600 mortos

Dados do Instituto de Saúde Carlos III.

Publicado

em

A semana que marcou o início de agosto foi a mais letal do ano na Espanha devido às altas temperaturas, com 608 mortes registradas entre 29 de julho e 2 de agosto. Este número quase dobrou em relação à semana anterior (22 a 29 de julho), quando 335 pessoas morreram em decorrência do calor.

Desde o começo do verão, a Espanha já contabilizou 1.308 mortes relacionadas ao excesso de calor, de acordo com o Instituto de Saúde Carlos III (ISCIII). O ABC News reporta que, dessas mortes, 765 ocorreram em julho e 543 nos primeiros sete dias de agosto.

O número de vítimas começou a aumentar progressivamente desde o início de julho: 37 mortes na primeira semana, 49 na segunda, 102 na terceira e 337 na última semana do mês.

A maioria das vítimas são mulheres e, predominantemente, pessoas com mais de 65 anos.

Espanha

O Ministério da Saúde havia previamente alertado sobre os riscos das altas temperaturas e oferecido recomendações para proteger a população durante o verão. Recentemente, a Espanha enfrentou uma quarta onda de calor, com temperaturas extremamente altas acima dos 40 graus Celsius, especialmente no norte do país.

Durante o fim de semana, as temperaturas aumentaram por toda a Espanha, com destaque para o tradicionalmente mais fresco norte do Mar Cantábrico, onde foram emitidos alertas de “risco extremo” para a Cantábria e o País Basco, segundo o serviço meteorológico Aemet.

Em Bilbao, uma das cidades mais afetadas, moradores usavam chapéus e ventiladores para se refrescar. Josefa Castillo relatou à Reuters: “Está muito quente, não se pode ficar nas ruas, nem na praia”.

Patrick Heremans, um turista belga, expressou sua surpresa com o calor: “Não estamos acostumados com esse tipo de temperatura, mas hoje vamos ao museu, onde há ar condicionado”, comentou.

O Ministério da Saúde da Espanha recomendou à população que beba bastante água, se proteja do sol e cuide especialmente dos jovens e idosos.

Segundo o serviço meteorológico espanhol, as temperaturas devem começar a diminuir a partir de segunda-feira.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS