Conecte-se conosco

Agronegócio

Espécie pouco exigente e de singela beleza: conheça o agapanto

Aprenda a cultivar a espécie e aproveite essa planta em um cantinho especial da sua casa. Confira mais detalhes!

Publicado

em

O agapanto é uma planta muito cultivada no Brasil graças às suas características peculiares, que lhe fazem uma excelente opção para a ornamentação de jardins, muros, canteiros e praças.

Com sua folhagem fina, longa, vistosa e resistente, o agapanto dificilmente passa despercebido, sem mencionar, é claro, sua magnífica floração, que se torna mais evidente quando a touceira é limitada por um vaso ou podada regularmente.

A planta gera flores comumente azuis, mas também há variedades de florada branca ou roxa. Em comum, todas possuem o formato de buquê característico da espécie.

O melhor de tudo é que o agapanto precisa de pouca manutenção e se desenvolve mesmo em solo pobre em nutrientes ou em locais ligeiramente sombreados – ainda que prefira o cultivo em terra rica em matéria orgânica e a sol pleno.

Cultivo

As formas mais fáceis de realizar o cultivo do apaganto é por meio da semeadura ou pela divisão de touceiras. Se for semear, faça-o entre a primavera e o outono, em uma mistura de terra e composto orgânico em partes iguais. 

Para o plantio em vasos, certifique-se de optar por um que apresenta orifícios de drenagem. Coloque pedrisco no fundo e depois forre com manta de bidim e substrato.

Caso prefira multiplicar a planta por divisão de touceira, retire uma de uma planta adulta e bem desenvolvida que tenha produzido raízes suficientes antes do tempo mais quente. Aí é só cavar uma cova e inserir a muda no solo.

As regas devem ser contínuas, para manter a terra sempre úmida. Mas, atenção, nunca encharque demais! Isso pode contribuir para o apodrecimento das raízes, além de favorecer o aparecimento de fungos e bactérias.

As condições de luminosidade devem ser sempre boas, com incidência de sol direto, apesar de que a planta pode se desenvolver bem à meia sombra.

Periodicamente, faça a adubação do solo. Apesar de pouco exigente nesse sentido, é importante manter sua verdinha bem nutrida, para que ela possa dar sempre o melhor de si!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS