Conecte-se conosco

Curiosidades

Esperança inusitada? Será que o vinagre realmente pode retardar o aquecimento global?

Equipe de cientistas australianos fazem uma descoberta incrível sobre o uso do vinagre, um item bastante comum nas cozinhas do mundo todo!

Publicado

em

O título parece estranho e apelativo, mas de acordo com engenheiros químicos da Monash University, na Austrália, há um novo processo industrial com base no vinagre que possui o poder de auxiliar no retardo do aquecimento global!

A pesquisa foi divulgada em uma revista chamada Nature Communications e revela um meio de fazer ácido acético a partir do excesso de dióxido de carbono (CO₂), existente na nossa atmosfera terrestre.

O processo pode, por sua vez, resultar em emissões negativas de carbono. E adivinhem só, o ácido acético nada mais é do que o nome científico do principal componente do nosso querido vinagre.

O estudo revelou ainda que, essa substância criada do CO₂, que por sua vez foi capturado por meio de um catalisador sólido econômico, pode substituir os catalisadores líquidos à base de ródio comumente usado.

Esses últimos modelos citados acima, necessitam de processos extras para separar e purificar os materiais coletados, enquanto os sólidos não precisam de nada disso e ainda conseguem reduzir as emissões de poluentes.

Como essa nova descoberta poderá impactar o parque industrial mundial?

Segundo o cientista Akshat Tanksale, líder da pesquisa, a novidade poderá ser bastante útil para as indústrias ao redor do mundo. Afinal, mesmo que nós parássemos de poluir agora, as emissões de CO₂ ainda permaneceriam por 1000 anos.

Basicamente, esse seria o tempo necessário para a natureza reequilibrar o excesso de gases nocivos que já foram emitidos pela humanidade até hoje.

Os estudiosos ainda revelam que, é urgente começar a remover os poluentes da camada de ozônio e transformá-los em algo que não seja prejudicial ao nosso planeta. Portanto, de agora em diante, o objetivo da equipe é criar um processo viável para fazer isso.

O método precisará ser industrialmente fácil de aplicar em larga escala, para a sua adoção poder ser realizada massivamente, e assim todos usufruam da tecnologia e seus benefícios para desacelerar o aquecimento global.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS