Conecte-se conosco

Mundo

Espumante brasileiro está entre os dez melhores do mundo; saiba qual

Em um concurso francês, espumante brasileiro garantiu seu lugar entre os dez melhores do mundo. Saiba qual é.

Publicado

em

Um concurso francês elegeu os melhores espumantes do mundo, e entre eles está um representante brasileiro. O produto fabricado no Rio Grande do Sul garantiu seu lugar entre os que mais agradam o paladar do público.

A bebida em questão é feita em uma vinícola da Serra Gaúcha comandada por Maurício Salton, membro da quarta geração da família que há décadas comanda o negócio. Já o concurso que colocou o espumante da Salton entre os dez melhores é o Effervescents Du Monde, considerado uma das referências mais tradicionais do mundo. A competição ocorreu em Dijon, localizada região de Borgonha, na França.

Não somente os espumantes de Salton ficaram entre os dez melhores, mas o tipo moscatel levou a prata, enquanto o prosecco brut conquistou a medalha de ouro.

Histórico de conquistas

Essas, no entanto, não foram as primeiras conquistas da vinícola, já que em 2018 os espumantes também foram premiados e figuraram entre os dez primeiros. Em 2018, o Salton foi o único brasileiro a estar na lista.

O diretor técnico da vinícola, Gregório Salton, tem pós-graduação em Gestão Vitivinícola pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), uma organização com sede na França. Ele conta que ter seu espumante reconhecido fala muito sobre a vocação que a família tem na área das bebidas.

Ele também ressalta que os produtos que conquistaram posição entre os dez melhores do mundo carregam características do local onde foram produzidas. “É uma bebida que carrega bastante as características da Serra Gaúcha em suas borbulhas”, conta Gregório.

Em relação à fabricação da bebida, o diretor conta que os espumantes são feitos se utilizando das uvas prosecco, e que o cultivo da fruta faz parte da história da Salton. Ainda em 1990, foi a família quem trouxe as primeiras mudas para o sul do Brasil, já que sua origem é eslovena. A uva prosecco é uma variação da uva branca.

A partir do ano de 2000, a família incentivou que outros produtores também cultivassem a variedade. Dessa forma, muita gente aderiu ao cultivo e a espécie acabou se popularizando no país.

Não é à toa que uma vinícola tão tradicional quanto a Salton tenha conquistado seu lugar entre os melhores espumantes do mundo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS