Conecte-se conosco

Agronegócio

Esqueça o que você sabe: plantas e árvores podem estar 'conscientes'?

Será que flores, ervas e demais vegetais são capazes de sentir dor ou apresentar outros sinais de consciência? Descubra agora!

Publicado

em

A ciência avançou muito nos últimos séculos e possibilitou descobertas incríveis que permitiram grandes melhorias na qualidade de vida do ser humano. Assim como os animais, as plantas também tiveram que ser domesticadas pela nossa espécie, e foi graças ao surgimento da agricultura que pudemos abandonar a vida nômade.

Isso pode parecer pouco, mas, a partir desse ponto, as pessoas puderam começar a se organizar nas primeiras cidades, uma vez que não havia mais necessidade de se deslocar constantemente em busca de alimentos. Desse modo, podemos afirmar que os vegetais tiveram um papel importante na formação da civilização.

Logo, existe uma questão bastante antiga que volta e meia ressurge: Afinal, será que flores, árvores e demais espécimes possuem uma consciência semelhante à nossa? E se possuem, será que a forma como as utilizamos é correta? Aqui, vamos falar mais sobre esse tema tão intrigante.

Antes de tudo: Plantas efetivamente podem sentir dor?

Animais e humanos conseguem sentir dor graças à presença de estruturas chamadas células nervosas sensoriais, presentes no sistema nervoso periférico. Isso inclui todos os nervos do corpo, com exceção dos que são localizados no cérebro e na medula espinhal.

Assim, essas estruturas criam uma espécie de rede que é capaz de levar mensagens em forma de impulsos nervosos através da pele, órgãos e músculos. Mas o que tudo isso tem a ver com as plantas? Então, mesmo não possuindo esse tipo de sistema, elas também são capazes de responder a estímulos.

Peguemos o exemplo de uma folha de limoeiro atacada por um pulgão. De acordo com os biólogos, neste momento, um sinal elétrico é emitido, avisando ao vegetal que ele deve se proteger. Entretanto, ser capaz de responder a um dano não quer dizer que dor está sendo sentida.

Ao contrário do que acontece conosco e com a maioria dos bichos, as herbáceas não contam com nociceptores, ou seja, receptores específicos programados para reagir a dores. Da mesma forma, elas também não têm cérebros para processar tais reações, e esse é o motivo pela qual uma planta não é capaz de ter sensações desse tipo.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS