Economia
ESTA multa poderá pesar no bolso de motoboys e motoristas de aplicativo! Saiba como evitá-la
É necessário atenção para aqueles que exercem atividades remuneradas atrás do volante. Essa multa pode pesar no bolso, então, fique atento.
É necessário atenção por parte daqueles que dirigem veículos como forma de trabalho. Isso porque, devido à mudança nas penalidades de uma lei, uma nova multa pode pesar no bolso desses profissionais.
Principalmente nos dias atuais, serviços de delivery e de motoristas por aplicativo vêm sendo muito utilizados. Dessa forma, esses profissionais devem se manter dentro das regras de trânsito para sua proteção e para evitar receber multas.
A lei em questão já existe desde 2001, no entanto, não havia penalidades explicitas para o seu descumprimento, fato que mudou em dezembro de 2022.
É solicitado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que todos os motoristas que utilizem o ato de dirigir como meio de trabalho devem possuir a sinalização em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Essa sinalização nada mais é que o EAR, sigla para “Exerce Atividade Remunerada”. Como explícito no CTB, além de estar impresso em sua CNH, o EAR deve constar também no Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach).
O que muda em 2023?
A necessidade de possuir o EAR em sua CNH existe desde 2001, no entanto, sem penalidades para quem descumpria a obrigatoriedade. No final de 2022, em dezembro, entrou em vigor o Novo Manual de Fiscalização de Trânsito, que foi aprovado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Dessa forma, agora, exercer atividade remunerada enquanto dirige sem que o EAR conste em sua CNH e no Renach é considerado infração gravíssima.
O motorista que descumprir receberá sete pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação e uma multa no valor de 293,47 reais. Além disso, poderá, até mesmo, acontecer a remoção do veículo.
Por esse motivo, é importante que todos os profissionais que exerçam a atividade de dirigir como trabalho possuam a informação em sua CNH.
O EAR é exigido para os seguintes profissionais: motoristas de aplicativo, motoboys, transportadores escolares, transportadores de carga, transportadores de passageiros, motofretistas, mototaxistas e taxistas.
Mas, ao ter a EAR em sua CNH, o motorista também poderá desfrutar de uma maior flexibilidade em relação à pontuação no caso de multas. A pontuação máxima desses motoristas passa a ser de 40 pontos. Ao chegar aos 39, é possível fazer o curso de reciclagem e zerar a pontuação na carteira.
Também é possível fazer a reciclagem preventiva ao chegar aos 30 pontos e também ter todos os pontos recebidos zerados.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp