Economia
Estabelecimentos comerciais poderão utilizar recebíveis do cartão como garantia em empréstimos
Nova regulamentação do Banco Central permite que comerciantes possam utilizar esses recursos como garantia na contratação de empréstimos com custos reduzidos.
A fintech Justa recebeu, no dia 06 de janeiro de 2021 a certificação pela Central de Recebíveis (CERC). Desta forma, a instituição já está devidamente regulamentada, conforme previsto pelo Banco Central, para registrar o fluxo de pagamentos realizados com o cartão de crédito.
A certificação pelo CERC garante muito mais transparência e segurança na operação. A norma foi estabelecida pelo BC para que estabelecimentos comerciais possam ter maior controle sobre os recebíveis de cartões. Ademais, a nova regulamentação permite que os comerciantes possam utilizar esses recursos como garantia na contratação de empréstimos no mercado, com custos reduzidos.
De acordo com a Instrução Normativa 41, publicada pelo Banco Central em novembro de 2020, as instituições participantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN), tais como bancos, fintechs, seguradoras e corretoras, deveriam ser homologadas por uma entidade Registradora até 17 de Fevereiro. Contudo, o prazo foi prorrogado para 07 de junho.
Conforme o regulamento do BC, o fluxo de pagamentos com cartões de crédito deve passar por uma Registradora, a fim de verificar a autenticidade e qualidade das informações. “Com a certificação do CERC, os comerciantes que usam a Justa devem perceber uma redução nos custos de empréstimos, por conta da segurança e maior previsibilidade entre quem empresta e recebe”, explica o sócio e fundador da Justa, Eduardo Vils.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira17 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia12 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?