Artigos
Estas são as doenças que podem liberar o brasileiro da convocação militar
As últimas notícias da guerra na Ucrânia geraram uma dúvida entre os brasileiros acerca da convocação militar para o EB.
As últimas notícias da guerra na Ucrânia geraram uma dúvida entre os brasileiros acerca da convocação militar. Como funciona no exército brasileiros?
Diversos relatos surgiram na guerra entre a Rússia e a Ucrânia: os militares chegaram a cogitar quebrar um braço ou uma perna para não precisarem ir a campo. Com isso, surgiram dúvidas sobre a convocação no Brasil. Aqui, o EB exige que toda pessoa do sexo masculino seja obrigada a se alistar com 18 anos de idade.
Atualmente, a inscrição para o alistamento militar tem ocorrido de forma on-line, através do site, ou de forma presencial na Junta de Serviço Militar. O alistamento não significa que todos os candidatos vão servir a Marinha, Aeronáutica ou ao Exército.
No Brasil, o alistamento funciona desta forma: o jovem de 18 anos precisará informar o CPF e preencher um formulário específico. Isso deverá ser feito entre os seis primeiros meses do ano, de janeiro a junho, desde que seja o ano em que o jovem completar a maioridade.
Após o processo de alistamento, serão avaliadas as condições de saúde apresentadas pelo jovem e a verificação de dados fornecidos, podendo ter a possibilidade de servir no âmbito militar ou de ser dispensado.
No entanto, em casos de doenças como tuberculose, diabete e câncer, os jovens podem ser dispensados sem maiores intercorrências. Estas doenças são listadas por um decreto de 1992 e chegam a 14 grupos separados que impedem o alistamento:
• Câncer: incluindo casos malignos e benignos. Em casos benignos, há a dispensa quando afetar o desempenho nas atividades;
• Doenças de nutrição, transtornos imunológicos e glândulas endócrinas: estão inclusas a deficiência da vitamina A, diabete e quando há a diminuição ou a perda irreversível da visão;
• Doenças parasitárias e infecciosas: tuberculose, malária, chagas, sífilis e outras;
• Doenças no sangue: problemas de coagulação e outros;
• Doenças no aparelho respiratório, circulatório e digestivo: hipertensão, fibrose pulmonar e outras;
• Doenças osteomusculares: artrite reumatoide;
• Doenças na pele: psoríase, lúpus e outras que afetam o desempenho nas atividades;
• Lesões, doenças ou estados mórbidos que incapacitam o jovem para o Serviço Militar, comparado às atividades citadas anteriormente;
• Lesões que causam traumas, envenenamentos, efeitos tóxicos para o corpo que impedem a atividade.
Ainda que o jovem esteja enquadrado dentro dessas doenças, será preciso realizar o alistamento. Os jovens que têm incapacidade absoluta poderão ser representados no alistamento pelo responsável legal.

-
Tecnologia5 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo13 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira