Conecte-se conosco

Mundo

Servidores das Forças Armadas contam com maior ganho salarial entre o funcionalismo brasileiro federal

Na última década, a renda dos militares do Exército, Marinha e Aeronáutica contou com um crescimento de 29,6%, já descontando a inflação do período.

Publicado

em

Entre os servidores federais, aqueles que contaram com o maior aumento médio de salário foram os militares das Forças Armadas. Na última década, a renda dos militares do Exército, Marinha e Aeronáutica contou com um crescimento de 29,6%, já descontando a inflação do período.

Leia também: Para reajustar salário dos policiais federais, Bolsonaro terá que tirar verba de projetos sociais

Isso representa quase cinco vezes mais a média das carreiras federais (6,3%) e o dobro de todas as outras categorias do funcionalismo do Brasil, contando com todos os entes da federação (União, Estados, DF e Municípios), que contaram com um aumento de 13,8% em média.

No período em que foi avaliado, de dezembro de 2012 a março de 2021, o aumento do salário dos militares só fica atrás do aumento dos ganhos dos professores de ensino fundamental municipais. Contudo, estes possuem salários bem menores e foram beneficiados com o piso da categoria.

O economista Daniel Duque foi o responsável pelo levantamento para o Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização que atua para desenvolver lideranças públicas e realiza estudos para aumentar no Congresso e na sociedade os debates sobre os principais problemas do Brasil.

Duque realizou um mapeamento dos salários em grupos de categorias, trimestralmente, baseado na Pnad contínua, que é uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o economista, a maior parcela do aumento é devido aos reajustes dos salários, porém, há uma parcela, ainda que bem menor, decorrente da alteração de composição entre as pessoas que saem e entram no serviço público.

Ganhos na segurança

Os profissionais que trabalham na área da segurança, como bombeiros e policiais estaduais, contaram com um aumento de 25%, o que lhes rendeu o terceiro lugar na lista. No diagnóstico de Duque fica comprovado que os servidores das forças da segurança foram os mais beneficiados com o governo Jair Bolsonaro.

O presidente, ao longo de seu mandato, adotou medidas que favoreceram esse grupo de servidores, que foi um dos responsáveis pela sua eleição. Em 2018, Jair Bolsonaro conseguiu fazer com que o Congresso aprovasse a reforma da Previdência dos cidadãos comuns separada com a das Forças Armadas, o que garantiu um aumento de salários para as maiores patentes.

Outra medida adotada por Bolsonaro foi permitir que os militares da reserva recebam acima do teto remuneratório do serviço público, que hoje é o subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), no valor de R$ 39,3 mil.

As patentes inferiores seguem insatisfeitas, e entre os que fazem críticas pesadas ao governo federal estão os servidores da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além dos agentes penitenciários. Eles estavam contando com um reajuste mais elevado em 2022 do que os 5% dados para todo o funcionalismo. Os líderes dessas carreiras dizem que o presidente traiu a própria palavra.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS