Tecnologia
“Este celular foi infectado”: o que fazer quando aparece esta mensagem?
O usuário está realmente em perigo? Seria um problema na bateria ou algo do tipo? Calam, aqui você vai encontrar a explicação para o problema.
“Este celular foi infectado”. Esta é a mensagem que deixa muitos internautas arrepiados quando ela aparece. Afinal, ela indica alguma invasão de vírus em seu aparelho e a causa, algumas vezes, é desconhecida.
Veja também: Cuidado! 151 apps da Play Store que você precisa remover imediatamente do seu celular
Entenda o que fazer quando o celular acusa esse erro. Aliás, o primeiro passo é se acalmar, pode não ser nada mesmo.
O que significa?
O significado dessa mensagem de erro é variável. Em algumas ocasiões ela acusa o usuário de ter entrado em contato com algum malware, ou vírus. Em outras situações, o motivo seria um dano na bateria do aparelho ou a baixa velocidade da internet. Há casos em que o motivo estaria ligado ao acesso a sites perigosos na internet, entre outros motivos.
Porém, a verdade por trás dessa mensagem perturbadora é bem simples: é uma mentira. Principalmente as mensagens que carregam o logotipo do Google. Estas são as mais claramente enganosas de todas elas. O próprio Google fez questão de desmentir a farsa em uma publicação no seu fórum.
Atenção
Tenha cuidado para não clicar em uma destas mensagens, pois apesar de serem falsas, podem ser perigosas. Algumas delas podem enviar o usuário para algum link que contenha uma ameaça digital. Também é possível entrar em contato com vírus e programas que roubem dados.
Leia mais: Pix Saque e Pix Troco começam a valer com transações até R$ 500
Se atente para alguns detalhes, como a própria URL. Perceba, que muitas vezes se tratam de nomes estranhos, digitados erroneamente ou coisa do tipo. Pesquise a informação na web também. Logo você vai perceber que aquela mensagem é algo errado.
Além disso, a informação pode ser utilizada por anunciantes de produtos. Isso mesmo, a mensagem de erro pode ser simplesmente um anúncio mal interpretado.
O que fazer
Tendo por base que a mensagem se trata de uma mentira, o melhor a fazer é: nada! Simplesmente ignore ou denuncie, em caso de anúncios. O mais importante é não clicar na mensagem para evitar danos reais ao seu aparelho ou à sua privacidade.
Porém, se a mensagem insistir em aparecer para você, elimine seus dados de navegação. Limpe o histórico e o cache, resete os parâmetros de internet. Isso deve funcionar.

-
Finanças1 dia atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças1 dia atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Política2 dias atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Mundo7 horas atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Finanças2 dias atrás
Dívida pode ser herdada? Saiba o que acontece com os débitos após a morte
-
Finanças1 dia atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber
-
Automobilística2 dias atrás
Multa por infração gravíssima afeta motoristas desatentos