Conecte-se conosco

Saúde

Estes são os motivos pelos quais devemos sempre escovar os dentes

Já parou pra pensar no que pode acontecer em todo seu corpo caso você não mantenha sua saúde bucal em dia? Entenda aqui.

Publicado

em

Muito se fala sobre o fato da saúde começar pela boca. Isso acontece porque, como esse órgão é a maior cavidade do corpo humano, a entrada de microrganismos e bactérias é facilitada. Portanto, uma boa higiene bucal pode contribuir para a saúde do corpo todo.

É comum que se pense em pular essa etapa da higiene antes de dormir, mas isso pode trazer graves consequências. A escovação noturna, assim como as demais, possui extrema importância, e vários malefícios podem ser causados à saúde caso ela não seja feita diariamente.

O ideal é que se escove os dentes três vezes ao dia, e que pelo menos uma vez se use o fio dental. A escovação diária pode prevenir não só doenças bucais, mas também doenças cardíacas, por exemplo.

Isso é o que aponta o estudo do European Journal of Preventive Cardiology. As pessoas que mantêm a frequência certa de escovar os dentes pelo manos três vezes ao dia apresentam menos riscos de ter fibrilação atrial e insuficiência cardíaca.

Se a falta de apenas uma escovação de dente já é capaz de apresentar riscos à saúde bucal, imagina como seria a ausência total desse hábito? Entenda o que poderia acontecer com uma pessoa que parou de escovar os dentes.

Em apenas dois dias sem a escovação dentária a placa dentária já é capaz de danificar os dentes. Mesmo que esse malefício não possa ser visto diante dos nossos olhos, é certo que já estaria em desenvolvimento um processo de cáries.

As bactérias da cárie são capazes de abrir os dentes, deixando buracos permanentes neles. Essas mesmas bactérias podiam chegar até a gengiva, portanto, oferecendo riscos a ela também. Uma das consequências pode ser a gengivite.

Após uma semana sem o hábito higiênico, certamente o mau hálito seria reparado por qualquer pessoa próxima. Durante a alimentação a comida seria acumulada nos cantos dos dentes enquanto as placas se multiplicariam.

Os dentes passariam a adotar uma aparência semelhante à textura de uma lã, e com o passar das semanas e dos meses, quando completasse um ano sem a escovação, certamente, se ainda possuísse algum dente, ele estaria com cáries. Além disso, haveria também doenças gengivais. Por sorte, tudo isso pode ser evitado.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS