Agronegócio
Estiolamento: por que ocorre e como corrigir?
Saiba quais os motivos que o fazem surgir em meio as plantas.
Você conhece ou já ouviu falar em um problema no cultivo de plantas, chamado estiolamento? É facilmente percebido em suculentas, mas, pode ocorrer com qualquer planta, tantos a de sol, meia sombra e até, de sombra. Mesmo com exposição mínima, eles precisam pelo menos de um ambiente claro.
Veja também: Estresse? Conheça 4 plantas que ajudam a manter a calma
Por que ocorre o estiolamento?
As plantas recebem luz de todas as direções na natureza, principalmente de cima. Assim, a tendência delas é crescer seguindo essa luz superior.
Entretanto, quando as plantas são cultivadas dentro de nossas casas, ou nas varandas, quase sempre, a luz do sol entra lateralmente. Portanto, folhas e galhos que deveriam crescer em todas as direções começam a crescer em direção ao lado que recebe a luz do sol.
Dessa forma, os galhos próximos às áreas sombreadas precisam se esticar mais para receber a luz do sol. Acontece então, o chamado estiolamento.
Sinais do estiolamento nas plantas
Primeiro sinal que você deve prestar atenção é a inclinação da planta. Como precisa de luz, a planta começa, ao invés de crescer pra cima, se esticar pro lado, em direção à luz zenital. Nessa etapa, é possível que as folhas do lado que recebe menos sol comecem a empalidecer.
Outro sinal a ser notado é o prolongamento do caule. Para compensar a pouca luz do lugar, a planta tenta corrigir o problema se esticando em direção a luz. O que acontecia só com as folhas, começa a surgir nos caules. Os espaços entre uma folha e outra, o entrenó, fica mais alongado.
Por fim, o terceiro sinal é quando há problemas no crescimento da brotação. Quando a planta não recebe a luz solar direta que merece, suas folhas mais velhas ficam cheias de manchas e pintas e, as novas, não crescem como deveriam.
Como corrigir o estiolamento
Agora que você já sabe identificar plantas amareladas, que tal aprender a corrigi-las? Primeiro, resolva a inclinação ajustando o torrão de terra e levando a planta para um local mais ensolarado.
Após mudar a posição da planta sem danificar suas raízes, é preciso podar. Corte todos os galhos amarelados com uma tesoura afiada e depois utilize uns pingos de extrato de própolis para curar a ferida.
Se possível, mantenha apenas o caule central e as raízes, para que a planta volte a brotar de maneira saudável.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium