Investimentos
Estrada solar na China produz cerca de 1 milhão de kWh de energia por ano
China se torna pioneira em criação de estrada com asfalto de placas solares. País gera cerca de 1 milhão de kWh de energia limpa por ano.
A China é referência absoluta quando se trata de avanço tecnológico. O país foi o pioneiro de diversos produtos modernos que temos acesso hoje em nosso cotidiano.
Agora, mais uma vez, o país está revolucionando e investindo em estradas que produzem energia solar. Na cidade de Jinan foi inaugurada uma via expressa 100% coberta por painéis fotovoltaicos, capazes de absolver a luz do sol e gerar energia limpa.
O trecho da via recebeu três coberturas diferentes, com concreto transparente na parte superior, permitindo a passagem da luz, painéis solares no centro e isolamento na parte inferior.
Segundo a agência de notícias People’s Daily, a estrada com energia solar tem comprimento de dois quilômetro e sua superfície tem 5.875 metros quadrados.
Em entrevista à mídia chinesa, um profissional especialista em engenharia de transporte da Universidade de Tongji, Zhang Hongchao, contou que a estrada solar de Jinan pode suportar dez vezes mais a pressão que o asfalto tradicional.
E o melhor de tudo é que produz um milhão de quilowatts-hora (kWh) de energia a cada ano, com isso, a China tem investido fortemente em seu projeto de estrada solar.
A obra de Jinan custou em torno de 3.000 yuansa, aproximadamente R$ 2.160 (em conversão). O custo é bem superior ao gasto de um asfalto comum e, por isso, chegou a receber críticas negativas. O valor total do investimento foi de R$ 12,7 milhões.
Apesar das críticas relacionadas aos gastos da obra, as placas de energia solar no asfalto trazem benefícios para o país. A energia gerada é utilizada para as luzes nas ruas, recarga de estações de veículos elétricos e até derretimento de neve.
Essa geração de energia é considerada limpa, ou seja, favorece ao meio ambiente. No Brasil, as placas solares estão se tornando cada vez mais comuns em grandes empresas e até em residências.
De acordo com a CNN Brasil, o país ultrapassou a marca de um milhão de consumidores que aderiram às placas solares para gerar sua própria energia.
Um dos principais objetivos dos consumidores é diminuir os gastos mensais com eletricidade, pois a geração de energia diminui esses custos consideravelmente.
“Apesar do crescimento recente nos últimos anos, nós ainda temos muito a conquistar, tendo em vista que, sozinha, em tese, a geração solar poderia suprir todas as demandas em termos de geração de energia elétrica no país”, afirmou Pedro Côrtes, professor do Instituto Energia Ambiente da USP.

-
MEI1 dia atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Finanças11 horas atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Economia2 dias atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante
-
Curiosidades1 dia atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Empresas16 horas atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Finanças7 horas atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas
-
Tecnologia2 horas atrás
Se você usa ESTE modelo de iPhone, já está na hora de trocar