Educação
Estudantes, respirem aliviados: FIES traz plano B na manga
Programa de renegociações traz diversos benefícios para que os inadimplentes quitem seus débitos.
Atenção, estudantes beneficiários do FIES! Recentemente, o Congresso aprovou diversas modificações essenciais ao programa.
Dessa forma, aqueles indivíduos que se encontram com pendências de pagamento podem ter uma nova chance de regularizar a sua situação.
Logo, as mudanças aprovadas incluem grandes abatimentos nos valores das dívidas. Basta apenas a sanção do presidente Lula (PT) para que tudo comece a vigorar.
Essa iniciativa representa um grande avanço para todos os estudantes de baixa renda, que sonham em cursar o ensino superior.
Como funcionarão os descontos
De acordo com as informações oficiais veiculadas até o momento, as deduções podem beirar até 99% da cifra devida pelos inadimplentes.
Assim, a decisão visa trazer alívio ao bolso dos alunos que não conseguiram colocação no mercado de trabalho mesmo após a conclusão da graduação.
Porém, é importante salientar que os abatimentos podem variar dependendo da quantidade de tempo que o indivíduo se endividou.
Portanto, é de suma importância que a pessoa interessada permaneça atenta quanto a esse fator, de modo a evitar surpresas desagradáveis. Vejamos:
- período superior a 90 dias: 12% de desconto, podendo pagar em 150 parcelas sem juros ou multas.
- mais que 360 dias de dívida, fazendo parte do CadÚnico: 99% de atenuação no valor total devido.
- tempo maior que 360 dias de dívida, estando fora do CadÚnico: 77% de decréscimo.
Mas, engana-se quem pensa que o novo programa de renegociação do FIES oferecerá somente esse tipo de benefício. Haverá também menores taxas de multas e juros para que grande parte do público possa efetuar a regularização dos seus débitos.
Lembrando que os descontos são ainda mais generosos para quem faz parte do CadÚnico (Cadastro Único) voltado a programas sociais, como, por exemplo, o Bolsa Família.
Esse banco de dados é mantido pelo Governo Federal e serve para identificar grupos familiares em situação vulnerável em todo o território nacional.
Por fim, até agora não divulgaram mais detalhes sobre como se dará o processo de renegociação e nem a sua data de início. Logo, espera-se que tais informações sejam compartilhadas em breve com a população, após a sanção do presidente Lula (PT) através do site do próprio programa.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp