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Cotidiano

Estudo revela que 1/3 dos brasileiros não utiliza mais carteiras

Relatório Varejo 2024 divulgou que 3 entre 10 pessoas no Brasil já aposentaram o acessório.

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Com a chegada do Pix, lançado pelo Banco Central do Brasil no final de 2020, as transações financeiras no país nunca mais foram as mesmas.

A praticidade e agilidade oferecidas por essa nova modalidade de pagamento sem taxas conquistou os brasileiros, levando muitos a abandonarem de vez as tradicionais carteiras físicas.

De acordo com o Relatório Varejo 2024, da Adyen, um terço dos brasileiros já não carrega mais uma carteira no bolso e opta por realizar transações e pagamentos por meios digitais via celular.

Em uma nova fase da tecnologia mundial

Um estudo realizado entre 15 e 29 de janeiro deste ano com 38.151 pessoas de 26 países, incluindo o Brasil, revelou que a população local tem aderido cada vez mais às facilidades proporcionadas pelos meios de pagamento digital.

18% dos entrevistados afirmaram ainda buscar mais praticidade na hora de efetuar transações online, demonstrando a importância de métodos de pagamento que exigem menos cliques e etapas para finalizar uma compra.

A pesquisa também apontou que 31% dos brasileiros acreditam que o dinheiro físico pode ter seu fim em um período de três a cinco anos.

Tal percepção, embora radical, reflete a crescente preferência pela praticidade dos meios de pagamento digital, que estão se tornando cada vez mais populares entre a população.

Muitos brasileiros usam pagamentos digitais via celular – Imagem: reprodução

Com a facilidade e rapidez oferecidas pelo Pix e outros métodos digitais, é natural que os consumidores se sintam mais confortáveis em deixar de lado o dinheiro em espécie.

A importância de uma plataforma intuitiva e com uma ampla variedade de métodos de pagamento disponíveis também foi destacada no relatório.

A pesquisa revelou que 46% das pessoas abandonam o carrinho de compras online, caso não encontrem seu meio de pagamento preferido disponível.

Isso reforça a necessidade de os marketplaces brasileiros oferecerem uma vasta gama de opções de pagamento para atender às necessidades dos consumidores.

É interessante observar que o Brasil tem se destacado em relação a outros países no que diz respeito aos meios de pagamento digital.

Mesmo em nações desenvolvidas, métodos de pagamento mais tradicionais ainda são bastante populares. Já no Brasil, a tendência é a adoção cada vez maior de meios digitais.

Tal mudança de hábito do consumidor brasileiro na hora de pagar reflete não apenas a conveniência proporcionada pelo Pix, mas também uma revolução no modo como realizamos transações financeiras.

A expectativa é que essa tendência só se intensifique nos próximos anos, impulsionando mais a digitalização do mercado de pagamentos no país.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

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