Conecte-se conosco

Automobilística

Etanol vale a pena? Saiba o que é mito e verdade sobre o combustível

No Brasil, metade dos carros flex roda com etanol, mas ainda existem muitas dúvidas sobre esse biocombustível.

Publicado

em

Certamente você já escutou diversos pontos positivos e negativos a respeito do etanol, certo? Nem todas essas informações podem ser precisas. No Brasil, cerca de metade dos veículos flex utiliza etanol; no entanto, ainda há muitas incertezas relacionadas a esse biocombustível.

Mitos e verdades sobre o uso do etanol

Primeiro, é importante entender que o etanol é feito da cana-de-açúcar e é super popular no Brasil. Agora, vamos desmentir alguns mitos sobre ele.

1. “O etanol danifica o motor”: Isso é um mito! O etanol é até melhor para o seu carro do que a gasolina. Ele não só preserva o motor, como também mantém os bicos injetores limpos.

2. Preço do etanol x gasolina: Muitas pessoas acham que o etanol só vale a pena se custar menos de 70% do preço da gasolina. Isso também é um mito. O etanol pode ser bom para o desempenho do seu carro e ainda ajuda a emitir menos poluentes.

3. Força do etanol: Aqui há uma surpresa: ao contrário do que se pensa, o etanol pode gerar mais potência do que a gasolina. Ele faz os pistões trabalharem mais rápido. Por exemplo, o Fiat Mobi tem 71 cavalos com gasolina e 75 com etanol.

4. Uso em carros a gasolina: Se o seu carro for flex, poderá usar etanol sem problemas.

5. Perigo do etanol: Outro mito! O etanol é menos inflamável do que a gasolina, portanto, é mais seguro.

“Vai de etanol”: a campanha da UNICA

Considerando todos os benefícios de usar etanol, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) lançou a campanha “Vai de Etanol”. O objetivo é mostrar para todo mundo como o combustível é mais benéfico para o meio ambiente e para a economia.

Evandro Gussi, presidente da UNICA, explica que a campanha surgiu porque é urgente substituir os combustíveis fósseis por biocombustíveis para diminuir os gases do efeito estufa.

A campanha vai ter propagandas, eventos e muito conteúdo nas redes sociais. Com isso, a UNICA quer aumentar a procura por etanol e acelerar a mudança para energias mais limpas no país.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS