Conecte-se conosco

Empresas

Eternit é notificada pela comarca de Uruaçu-GO e paralisa atividades da Sama

Produz amianto na região

Publicado

em

Eternit reporta lucro líquido de R$58,4 mi no 1º tri de 2021, e reverte prejuízo

A Eternit foi notificada pela comarca de Uruaçu-GO e paralisou a atividades de sua controlada Sama Minerações Associadas.

De acordo com a companhia, trata-se de mandado de citação e intimação recebido dia 19 deste mês, tendo tomado conhecimento da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal, cuja decisão liminar proferida determinou a imediata suspensão das atividades da sua controlada, com sede na cidade de Minaçu-GO.

Também disse que além de paralisar as atividades, está envidando todos os esforços necessários para reverter a referida decisão liminar, demonstrando a regularidade da sua operação, amparada na Lei do Estado de Goiás n. 20.514/19, regulamentada pelo Decreto 9.518.

Eternit

A empresa elencou que produz amianto na região, e que a subsidiária atua há mais de 50 anos no mercado de crisotila, atividade proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2017 devido aos danos ambientais e à saúde (como o desenvolvimento de câncer).

Vale ressaltar que a companhia comercializou três milhões de toneladas da fibra nos últimos dez anos. Atualmente, a Sama exporta o material para mais de 150 países.

Outro ponto importante é que esse tipo de produção estava em “hibernação”, mas foi reativada no ano passado, com respaldo de uma lei estadual, que permite a extração e o beneficiamento de amianto apenas para exportação.

A Eternit está listada na bolsa brasileira (B3) sob o ticker ETER3.

Veja o documento:

Eternit é notificada pela comarca de Uruaçú-GO e paralisa atividades da Sama

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS