Política
“Eu não quero interferir no ICMS, não é verdade isso”, afirma Bolsonaro
Na semana passada, o presidente da República anunciou o interesse em propor um PL que mude a definição das alíquotas de ICMS pelos estados.
Nesta segunda-feira, 8, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou, em diálogo com apoiadores, que não possui a intenção de interferir no Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
O chefe de Estado recusou estar procurando “encrenca” ou fazendo apontamentos contra governadores. “Eu não quero interferir no ICMS, não é verdade isso. A minha proposta para o ICMS é que o imposto seja cobrado num valor fixo em cima do litro de combustível ou num percentual em cima do preço do combustível nas refinarias. Porque tem bitributação no caso do ICMS”, disse.
Ele também prometeu diálogo antes de qualquer medida. “Não estou procurando encrenca nem acusando os governadores de cobrar demais, não. Nós, governo federal, também cobramos demais. Agora, devemos buscar uma solução. E no meu entender, de forma pacífica”, salientou.
Na semana passada, o presidente anunciou intenção de propor ao Congresso Nacional um projeto de lei (PL) para modificar o mecanismo de definição das alíquotas de ICMS pelos estados. A ideia é que o tributo seja um percentual incidido no preço do diesel cobrado nas refinarias ou um valor fixo em cada litro de combustível, a ser estipulado pelas devidas Assembleias Legislativas.

-
Política1 dia atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Finanças2 dias atrás
O que está por trás da fortuna de Musk e Gates? Especialista aponta padrões
-
Finanças2 dias atrás
Poupar ficou mais fácil! Veja como funciona o desafio viral dos 100 envelopes
-
Bancos2 dias atrás
Portabilidade de salário: posso mudar de banco mesmo tendo dívidas?
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco usada do celular pode salvar a bateria em momentos críticos
-
Economia1 dia atrás
Câmara aprova reajuste para servidores públicos
-
Economia1 dia atrás
Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025 e prepara corte por ministério